A 25 de abril de 1974, um movimento militar, polítíco e social derrubou o regime ditatorial do Estado Novo. 46 anos depois, pela primeira vez na história, os portugueses estão privados de alguma liberdade. Em Estado de Emergência por causa da pandemia da covid-19, Portugal vive o Dia da Liberdade a cumprir isolamento social nas suas casas.
Este pode ser um verdadeiro teste, mas também pode ser o ponto de viragem para descobrir aquilo que realmente nos tira liberdade.
Cris Carvalho, especialista em life coaching e PNL [Programação Neurolinguística e Hipnose], conhecida por ser uma das especialistas do programa Casados à Primeira Vista, da SIC, conta à VIP algumas dicas para enfrentar a «privação de liberdade» da melhor forma.
Auto-observação
Em primeiro lugar, a especialista defende que é preciso que cada um recorra à auto-observação. «A liberdade vem de dentro e esta é a altura ideal para perceber aquilo que nos aprisiona, aquilo que nos ‘escraviza’. Podem ser pensamentos negativos, inseguranças, relações tóxicas, medo de tentar, medo de perder», começa por explicar.
Nesse sentido, é preciso formular uma questão: “Do que é que me quero libertar?”. Depois, é necessário criar uma lista e pensar sobre tudo aquilo que nos tira «liberdade interior».
Por exemplo, esta pode ser uma ótima fase para deixar comportamentos e hábitos negativos, como fumar, ser sedentário, beber, ser desarrumado. Também é esta a altura perfeita para pôr de parte todos os pensamentos limitadores e arriscar, lutar contra essa minimização do «eu». É o momento certo para ter pensamentos como: «eu posso» e «eu sou capaz».
Mais Liberdade
O segundo ponto reflete numa outra questão: “Onde quero ter mais liberdade?”. Esta questão é fundamental para começar a pensar numa fase futura, quando a vida regressar à normalidade.
Tendo em conta que esta fase é um ponto de viragem, é altura de repensar quais as liberdades de que precisamos, seja essa liberdade financeira, de trabalho, de horários ou no campo dos relacionamentos.
«Nesta fase, é preciso fazer uma lista sobre tudo aquilo que é preciso mudar e lutar por isso. É altura de criar, de dar mais opinião, de procurar encontrar outros caminhos que nos façam realmente felizes. A liberdade é o caminho para a felicidade, para irmos mais longe. Então é necessário perceber o que nos leva para trás e não deixa avançar, aquilo que nos “amarra”», explica Cris Carvalho.
Estipular Metas
Posto estes dois primeiros pontos, é a altura de estipular metas, isto é, criar um caminho que leve à liberdade interior, uma vez que, segundo a life coach, «não existe liberdade exterior se não existir liberdade interna.»
É fulcral definir os próximos passos a dar – O que posso fazer? Preciso de ajudas? Que caminho vou seguir? – e lutar por atingi-los, por mais difícil que pareça. Esta é a altura perfeita para encontrar força interior e trabalhar o interior. É a altura para «tirar as algemas e ser quem quero ser.»
Liberdades Adquiridas
Se esta fase parece privar-nos de algumas liberdades, a verdade é que também nos trouxe outras e Cris Carvalho considera muito importante valorizá-las e identificá-las.
«Nesta fase, ganhámos liberdades. Por exemplo, temos horários mais flexíveis, podemos almoçar em casa, podemos ir “trabalhar” ou participar em reuniões de chinelos e pijama, podemos vestir o que queremos, podemos criar o ambiente de trabalho que queremos em nossa casa… Temos de olhar para tudo isso e valorizar todos os detalhes.»
É o momento de valorizar tudo o que nos rodeia, por mais pequenos que sejam os detalhes, e encarar a vida com um sorriso no rosto.
No fundo, o melhor caminho para a liberdade só pode ser construído depois de todo este processo que só pode e deve depender única e exclusivamente de cada um.
Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.
LEIA TAMBÉM: Cris Carvalho dá 6 dicas para salvar e melhorar a relação durante a quarentena
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram