Meghan e Harry
Usam estratégia fiscal para se tornarem independentes da Casa Real

Realeza

Meghan Markle e o príncipe Harry abdicaram dos deveres reais e estão agora a criar uma estratégia para se tornarem financeiramente independentes da Casa Real.

Qua, 22/04/2020 - 10:50

Meghan Markle e o príncipe Harry deixaram de usar a marca Sussex Royal no dia 31 de março e anunciaram o nome da nova fundação: Archewell

Os duques de Sussex deixaram de poder usar o termo «realeza» e, por isso, abdicaram da marca que tinham há dois anos e criaram esta nova fundação, que a imprensa internacional avança ser uma excelente forma de adquirir benefícios económicos. 

A imprensa alemã dá conta de que esta fundação tem vantagens fiscais, principalmente no que diz respeito ao pagamento de impostos sobre as sociedades. Desta forma, Meghan e Harry usaram uma manobra totalmente legal, utilizada por várias empresas para obter vantagens fiscais. 

Esta situação levantou várias críticas e os britânicos, que ainda estão a superar o Megxit, acusam os duques de Sussex de serem hipócritas, uma vez que repetem, por várias vezes, a sua preocupação para com o outro e a necessidade de existir solidariedade.

A estratégia fiscal é totalmente legal

A sede da Archewell fica na 1209 North Orange Street, em Wilmington, Estados Unidos, e neste edifício estão registadas quase 200 mil empresas como sendo aquele o seu endereço fiscal. Este edifício funciona como uma espécie de paraíso fiscal e explicamos porquê. O estado de Daleware, Carolina do Norte, onde fica esta localização, paga uma taxa de pouco mais de 18 euros por ano e se o lucro for para fins solidários ou de caridade, não há impostos nem necessidade de apresentar relatórios de responsabilidade.

Esta opção, por mais estranha que possa parecer, é totalmente legal e pública. Além da Archewell, outras empresas reconhecidas com um registo neste endereço fiscal, como a Google, a Apple, e algumas empresas de Donald Trump ou Hilary Clinton também seguiram esta estratégia para obterem vantagens fiscais.

A decisão de Meghan Markle e do príncipe Harry prova que os dois estão a ser bem aconselhados para conseguirem alcançar o seu objetivo de serem financeiramente independentes, uma das principais razões mencionadas pelos pais de Archie para tomarem a decisão de «recuar» como membros seniores da Casa Real. 

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

 

Siga a Revista VIP no Instagram