Excesso de sal
5 formas de salvar cozinhados demasiado salgados

Nacional

Existem cinco maneiras muito simples de «retirar» o sal em excesso, saiba quais são

Qua, 15/04/2020 - 11:00

Comida com sal a mais não é amiga do coração nem do paladar, por isso, se colocou sal em excesso nos seus cozinhados está na hora de os salvar. Existem cinco maneiras muito simples de «retirar» o sal em excesso, mas tem de colocar em prática ainda com o tacho ao lume. 

A partir do momento em que a comida chega à mesa salgada já não há muito a fazer, por isso, evite o desperdício e use estas cinco técnicas. 

1. Batata

A batata é uma fiel companheira quando o sal cai em excesso nos cozinhados. Uma forma simples de emendar o excesso de sal num caldo, ou até mesmo no arroz, é colocando uma ou duas batatas cruas e descascadas, em rodelas ou partidas ao meio, na panela.

Assim que a batata começar a cozinhar, vai absorver algum do sal, corrigindo o erro.

2. Mel, açúcar ou picante

Outra técnica é recorrer ao açúcar, ao mel ou a algum tipo de picante intenso. Se colocou sal a mais num guisado, num estufado ou num assado, estes elementos podem ajudar a salvar a iguaria.

3. Pão

Pão é um dos alimentos mais presentes em casa dos portugueses, por isso, pode ser um herói quando o sal foi deitado em excesso para a panela. Pode ser qualquer tipo de pão, basta que coloque um pedaço para absorver – tal como a batata – o excesso de sal. 

4. Limão

O limão é um tempero de excelência, mas também pode ser um aliado contra o sal. Basta deitar umas gotas de limão no cozinhado e o excesso de sal vai deixar de se notar.

Por exemplo, caso tenha errado na quantidade de sal num arroz, coloque as gotas de limão e tape a panela, deixand a cozinhar durante uns minutos. Vai ficar delicioso!

5. Açúcar e vinagre de maçã

Esa mistura também promete milagres culinários. A receita é adicionar uma colher de sopa de açúcar com uma colher de sopa de vinagre de maçã e deitar no cozinhado. Consoante a quantidade dos alimentos, pode precisar de aumentar a quantidade de mistura. 

Texto: Mariana de Almeida, Fotos: D.R. 

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

 

Siga a Revista VIP no Instagram