Nesta fase de isolamento social, somos «obrigados» a passar mais tempo em casa e, por isso, é normal que se gaste mais energia. No entanto, há alguns hábitos que pode adotar para economizar eletricidade.
Para o ajudar, a Quercus partilhou algumas dicas úteis que deve seguir para poupar energia, «cujos benefícios vão repercutir-se na carteira e no ambiente». Confira:
O frigorífico
É importante regular as temperaturas do frigorífico a +5ºC e do congelador a -18ºC. Mantenha-as constantes. Evite abrir muitas vezes as portas deste eletrodoméstico – gasta mais energia e aumenta a temperatura interna.
Se precisar de descongelar alimentos, retire-os do congelador 1 hora antes da confeção para que descongele naturalmente e não precise de recorrer ao micro-ondas ou forno para o fazer.
O forno
Quando usar o forno, escolha a opção «ventilação». É mais económica e pode diminuir em 10°C a temperatura do forno, acelerar o processo de cozedura e pode inclusive cozinhar em vários tabuleiros simultaneamente. Desligue o forno entre 10 a 15 minutos antes de terminar a confeção para que o calor residual seja aproveitado para terminar a cozedura. Evite abrir a porta do forno muitas vezes. «Numa cozedura de 20 minutos a 250°C, abrir a porta durante 10 segundos implica consumir mais 8% em energia.»
Computadores e Televisores
Nesta fase, é importante tirar os modos standby e off-mode dos aparelhos eletrónicos. O ideal é desligá-los por completo – por exemplo, desligá-los da ficha ou utilizar tomadas inteligentes.
Ajuste a luminosidade dos ecrãs para aquela que é necessária e nunca para o máximo. Assim, poupa energia e ajuda os seus olhos. Reduza o tempo de suspensão e hibernação do computador e desligue os monitores. Se não o vai utilizar mais num espaço significativo de tempo, desligue-o por completo. Desligue também a internet wireless se não estiver a utilizá-la.
Climatização
O ideal é aproveitar a luz solar e o calor para climatizar a casa. Se estiver um dia quente, abra os estores e as janelas para que a casa possa arejar e aquecer [mas não deixe as janelas abertas por muito tempo, 15 minutos será o suficiente]. Se estiver frio, abra os estores para a luz solar entrar, mas mantenha as janelas fechadas. Se estiver calor, pode optar por manter os estores para baixo. A Quercus recomenda: «Adeque a temperatura da habitação às temperaturas exteriores e à estação do ano: no inverno a 19-20°C e no verão a 25°C e use vestuário adequado às condições.»
Não se esqueça de ventilar a casa todos os dias – entre 10 a 15 minutos. Para isso, basta abrir as janelas durante esse período de tempo para haver renovação do ar. Evite usar ar condicionado e aquecedor para poupar energia.
Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2 – Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”