António Costa foi visto a fazer compras num mercado, neste fim de semana de Páscoa, e os seus passos não passaram despercebidos. O primeiro-ministro surgiu apenas com uma luva e optou por não usar máscara, já que estas são aconselhadas, pela Direção-Geral de Saúde, apenas para pessoas quem estejam infetadas com a Covid-19.
António Costa demonstrou ter alguns cuidados, nomeadamente manter a distância de segurança em relação aos outros clientes do espaço onde se encontrava, mas os mais atentos notaram que o chefe de Governo acabou por tocar no nariz e até trocou o saco das compras de uma mão para outra.
Assista aqui ao momento:
Em declarações aos jornalistas, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, já tinha referido que «o uso indevido de luvas pode ser contraproducente e dar uma falsa sensação de segurança. Se estivermos com luvas e tocarmos numa superfície contaminada, o vírus fica nas luvas. Se forem levadas as mãos à cara, o vírus será transmitido».
No mesmo discurso, Graça Freitas referiu ainda que «a principal medida de proteção é a lavagem frequente das mãos e no intervalo da lavagem não tocar na cara, sobretudo no nariz, olhos e boca», pelo que o uso frequente de luvas pode levar «a acumular potencialmente vírus de diversas origens», pelo que deve ser evitado.
Texto: Marisa Simões; Fotos: Impala e Reuters
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .