Três músicos brasileiros que vivem em Lisboa, Roberto Souza, Jefferson Negreiros e Rodrigo Lopes, ficaram sem trabalho de um dia para o outro devido à pandemia do novo coronavírus. Perante a situação, arregaçaram as mangas e decidiram fazer frente à covid-19, criando, há cerca de duas semanas, uma campanha de solidariedade chamada Ajude a Ajudar Portugal.
«Vimos que as coisas iam piorar porque a classe musical estagnou. Somos trabalhadores independentes, freelancers, e todos os eventos e festas foram cancelados e as discotecas e os bares fecharam», começa por nos contar Roberto Souza.
«Mas outros, a maioria, não têm nada guardado»
«Sabíamos que muitos músicos tinham um dinheiro guardado, mas outros, a maioria, não têm nada guardado e eles têm famílias, filhos e tudo mais. A situação tornou-se numa bola de neve», continua.
A campanha, que já angariou mais de 700 quilos de alimentos e doações monetárias, conta com alguns parceiros como restaraurantes e bares onde estes três músicos atuam, empresas e até particulares. «Muita gente aderiu, as pessoas dão alimentos e fazem transferências bancárias para se comprar o que geralmente não é doado, como fraldas, leite em pó, toalhitas. Deixamos dinheiro em caixa também para remédios e coisas do género. Graças a Deus está a dar tudo certo», salienta.
Com a «crise» que se instalou, a «dificuldade já atingiu muitas pessoas», para lá da classe musical e artística. E estes amigos sabiam disso desde sempre. «Também conseguimos ajudar outras famílias e associações. Pretendemos estender esta campanha para fazer a distribuição de uma forma correta e justa para todos os que precisam. O pouco que ajudarmos já é alguma coisa», atira.
O segundo decreto do Governo regulamentando a renovação do estado de emergência contém medidas especiais para a quadra pascal. Por isso, a campanha vai «parar agora, de quinta até segunda-feira». «Uma vez que ainda não estamos ‘oficializados’, registados, não temos como emitir uma declaração de circulação. Mas esperamos conseguir isso em breve», conta-nos.
«Sozinhos vamos mais depressa, mas juntos vamos mais longe»
«É gratificante ver as pessoas sorrirem. Elas saberem que vão ter o que comer no dia seguinte… nunca tinha sentido essa sensação, está a ser emocionante. O retorno é tão bonito. Eu não queria que as pessoas precisassem, mas como precisam, é tão importante conseguirmos ajudar. Sozinhos vamos mais depressa, mas juntos vamos mais longe», termina.
Saiba aqui como pode ajudar.
No perfil da campanha, foi partilhada, esta quarta-feira, dia 8 de abril, a seguinte mensagem: «Por causa de todos vocês, hoje 19 famílias dormirão mais tranquilas. Feliz Páscoa. Muito obrigado!»
Texto: Ivan Silva; Fotos: DR
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram