O príncipe Carlos e Camilla celebram esta quinta-feira, 9 de abril, 15 anos de casamento. A história de amor do filho da rainha Isabel II e da duquesa da Cornualha é uma das mais polémicas e controversas da história da realeza e divide opiniões: uns adoram, outros odeiam.
Carlos e Camilla conhecem-se há quase 50 anos e é mais ou menos essa a «idade» que tem o amor que os une. O casal real conheceu-se na década de 70 – não se sabe ao certo se foi durante a partida de Pólo no Windsor Great Park ou numa festa de amigos em 1972, mas tudo aponta para que se tenham conhecido em 1970, mas só se apaixonaram dois anos mais tarde.
No entanto, o amor entre os dois ficou suspenso quando o príncipe Carlos saiu do Reino Unido para servir a Marinha Real. Em 1973, Camilla casou-se com Andrew Parker Bowles, com quem teve dois filhos – Tom e Laura Rose.
Fontes próximas da Casa Real contam que Carlos ficou absolutamente devastado com a notícia do casamento da sua amada. Apesar de ser agora uma mulher comprometida, os dois nunca deixaram de manter contacto.
Príncipe Carlos conhece a princesa Diana
Em 1977, o príncipe Carlos conhece a princesa Diana, que tinha apenas 16 anos. Na altura, o príncipe de Gales estava a namorar com Sarah, a irmã mais velha de lady Di. Contra todas as possibilidades, Diana e Carlos começam a aproximar-se e em fevereiro de 1981 o filho da rainha do Reino Unido pediu a princesa do Povo em casamento. Apesar de terem estado juntos muito poucas vezes, a princesa Diana aceitou sem hesitar em no dia 29 de julho do mesmo ano os dois casaram-se numa cerimónia vista por milhões de telespectadores.
Lady Sarah não aceitou muito bem a relação da irmã com o príncipe Carlos – há quem defenda que eram ciúmes, uma vez que Sarah foi «trocada» pela irmã mais nova, mas também há quem acredite que a irmã de lady Di estava preocupada, pois sabia que o filho de Filipe de Edimburgo era apaixonado por Camilla.
Oito anos depois do casamento histórico, Carlos e Camilla voltam a envolver-se e passaram a ser amantes. Os dois encontravam-se em segredo, mas a princesa Diana andava desconfiada e acabou por descobrir tudo.
Em 1989, durante a festa da irmã de Camilla, lady Di decidiu confrontá-la numa conversa angustiante. «Não me trate como uma idiota», disse Diana a Camilla, irritada e muito triste com a traição do marido. Em 1992, o príncipe Carlos separa-se de Diana e no ano seguinte algumas conversas privadas entre o príncipe de Gales e Camilla vêm a público. Esta situação polémica caiu como uma bomba na Casa Real e pôs um ponto final nos dois casamentos: Camilla e Andrew divorciaram-se em 1995 e Carlos e Diana assinaram os papéis do divórcio em 1996. Em entrevista à BBC, Diana contou: «Éramos três neste casamento, por isso estava um pouco cheio.»
Em 1997, a princesa Diana morreu num trágico acidente de viação em Paris, França, enquanto era perseguida por paparazzi. Lady Di estava acompanhada do namorado Dodi Fayed, que também acabou por morrer. O Reino Unido estava de luto e Carlos e Camilla também. A duquesa da Cornualha apoiou o príncipe de Gales nesta fase mais difícil e em 1999 os dois aparecem juntos em público e assumem oficialmente a relação amorosa que os une.
O casamento de Carlos e Camilla
Em 2003, Camilla da Cornualha mudou-se para Clarence House e começou a viver com Carlos.
Quase 35 anos depois de se apaixonarem, o príncipe Carlos ajoelhou-se para pedir a mão da sua amada. Carlos e Camilla casaram-se no dia 9 de abril de 2005, numa cerimónia civil em Windsor, e depois receberam a bênção oficial do arcebispo de Canterbury, na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor.
Desde então, o príncipe Carlos e Camilla da Cornualha têm mostrado ser inseparáveis e continuam a demonstrar afeto e muita cumplicidade. Esta quarta-feira, 8 de abril, o casal real partilhou nas redes sociais uma foto amorosa dos dois com os cães da duques, Bluebell e Beth, em Birhall, na Escócia, onde os dois estão a cumprir isolamento social por causa da pandemia da Covid-19.
Percorra a nossa galeria e veja a foto amorosa
De recordar que o príncipe Carlos testou positivo à Covid-19, mas já está recuperado. A rápida melhoria do filho da rainha de Inglaterra, de 71 anos, deixou o Reino Unido surpreendido, mas a respirar de alívio, uma vez que tanto o príncipe de Gales como a mulher, de 74 anos, fazem parte do grupo de risco.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
Pontos de Venda das Nossas Revistas
Siga a Revista VIP no Instagram