Com muitos trabalhos cancelados por adiamento de casamentos ou porque as pessoas deixaram de comprar os seus vestidos ou calçado, alguns estilistas arregaçaram as mangas e decidiram ajudar no combate à pandemia mundial, fazendo máscaras e cogulas [uma espécie de gorro justo que cobre a cabeça até ao pescoço ou até aos ombros, com abertura para os olhos e, por vezes, para o nariz e para a boca. Esta espécie de gorro costuma ser usado por montanhistas, esquiadores, pilotos, militares, entre outros].
Pureza de Mello Breyner usou as redes sociais para comunicar a sua decisão: «E hoje… finalmente conseguimos ajudar! Estamos a costurar máscaras e cogulas para os profissionais de saúde que estão na linha da frente e para lares de idosos! Há dias e dias que andava inquieta e à procura de orientação para poder ajudar. Desde a semana passada que ando a coordenar todos os intervenientes desta operação e finalmente hoje conseguimos!»
A criadora revela que contou com a ajuda da Maria Modista e da marca de calçado Zilian Chose para conseguir levar a cabo o seu trabalho: «A Maria Modista rapidamente nos deu resposta e muito trabalho para as mãos! A Zilian Choose , já nossa companheira de outras aventuras, chamou-nos e, de repente, tudo encaixou! A Zilian Choose forneceu o TNT (tecido não tecido) para as botas e a Maria Modista os moldes, elástico e material para máscaras e cogulas! É incrível como o que tem mesmo de ser tem muita força e eu sabia que era aqui o nosso lugar! Com as mãos na massa e a fazer aquilo que sabemos fazer melhor: costurar!», escreveu a irmã da atriz Matilde Breyner.
«Temos de continuar unidos e a ajudar»
Também Gio Rodrigues anunciou na sua página do Instagram que estava a produzir máscaras que lhe têm sido pedidas por lares e hospitais.
«Quero agradecer a enorme onda de solidariedade que eu e a minha equipa temos visto nos últimos dias. Estamos já a agilizar para começar a produzir o material e enviar. Os pedidos de ajuda têm também vindo de muitos lados, não só hospitais, também lares, grupos de apoio social, etc. É por isso que temos de continuar unidos e a ajudar: empresas de tecidos, empresas de distribuição, costureiras, empresas que tenham elásticos, tudo o que é necessário para produzir e distribuir este material. Contamos com a ajuda de todos. Hoje criámos mais uma parceria com a Norte Em Ação (um grupo de entreajuda para a produção de material hospitalar) e vamos também recaudar 15 por cento das vendas on-line da nossa marca para ajudar a comprar o que não temos, pagar gastos de distribuição e tudo o que for necessário! Obrigado aos que já estão connosco desde o início», escreveu o criador.
Já Luís Onofre, criador de calçado, também se juntou à luta contra o coronavírus. O designer começou a produzir cerca de 500 máscaras por dia, máscaras estas que são doadas a várias instituições do concelho de Oliveira de Azemeis e arredores, como é o caso de hospitais e lares, mas pretende conseguir produzir cerca de 800 por dia.
Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: Impala e DR
Pontos de Venda das Nossas Revistas
Siga a Revista VIP no Instagram