A rainha Isabel II apelou à união, quando discursou este domingo, 5 de abril, aos súbditos de Inglaterra e dos 53 países membros independentes que integram Comunidade das Nações. Esta é uma rara aparição televisiva.
A monarca quis encorajar a comunidade na luta contra a pandemia de coronavírus, apelando à força e à união. «Estamos a combater esta doença juntos e quero assegurar-vos que, se permanecermos juntos e firmes, vamos ultrapassá-la», disse.
Isabel II agradeceu aos profissionais de saúde que estão na linha da frente a lutar contra o surto «Tenho a certeza de que a nação concordará comigo quando digo que o que fazem é valorizado e que cada hora do vosso árduo trabalho nos aproxima de um regresso a tempos mais normais.»
«Devemos encontrar conforto no facto de que, embora ainda tenhamos que sofrer mais um pouco, melhores dias voltarão: estaremos com os nossos amigos de novo; estaremos com a nossa família de novo; vamos encontrar-nos de novo», assegurou.
A mãe do Príncipe Carlos relembrou os britânicos de que a luta contra esta pandemia é mundial e que o esforço terá sempre que ser comum. «Embora tenhamos enfrentado dificuldades antes, esta é diferente. Desta vez juntamo-nos a todas as nações ao redor do globo num esforço comum.»
A mensagem de Isabel II foi gravada no Castelo de Windsor e foi hoje emitida pelos meios de comunicação.
Recorde-se que o Reino Unido registou 621 mortes apenas nas últimas 24 horas.
Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: Reuters
Pontos de Venda das Nossas Revistas este fim-de-semana
Siga a Revista VIP no Instagram