Pierre Zago À conversa com o mestre dos «apanhados»: «Sinceramente» (Vídeo)
Nacional
Estivemos à conversa com Pierre Zago, um dos youtubers portugueses do momento. Numa altura em que nos encontramos a lutar contra a pandemia do novo coronavírus, divirta-se com os «apanhados» deste jovem natural de Braga.
Pierre Zago é um dos youtubers portugueses mais conhecidos da atualidade e os vídeos que partilha no Youtube são um verdadeiro sucesso. Começou por fazer divertidas entrevistas na rua, mas a sua imagem de marca são os «apanhados».
«Sinceramente» ou «’Tou só a ver» são dois dos seus vídeos mais vistos, com mais de um milhão de visualizações, cada um.
Em 2018 ganhou o prémio de Vlog do Ano, em 2019 marcou presença n’O Programa da Cristina, da SIC, e em 2020 dá a sua primeira entrevista ao site da VIP. Como se costuma dizer, sempre a subir.
VIP – Como surgiu a ideia de gravar os vídeos?
Pierre Zago – Surgiu da vontade de levar situações absurdas e personagens do universo da ficção para a rua, de confrontar as pessoas com situações improváveis e de captar as suas reações. E também surgiu da vontade de fazer filmes de forma totalmente independente, num espírito ‘Do it Yourself’ (em português, ‘Faz tu mesmo’).
Onde se inspira para chegar às frases e expressões carismáticas? .
Inspiro-me nas pessoas que observo e nos gestos. Nas conversas e nas expressões que ouço no quotidiano. Tudo é inspirador se apreendermos o mundo como um espectador de teatro.
No seu dia a dia é tímido ou é desinibido como nos vídeos?
Não sou o grande maluco que as pessoas imaginam, é mais a minha imaginação que é maluca. Sou um tipo normal, acho eu. Mais ou menos normal.
As pessoas passaram a reconhecê-lo na rua. A tarefa não ficou mais difícil?
Sim, esse é o reverso da medalha do sucesso do meu trabalho. Vou ter de fazer um transplante facial um dia destes para poder continuar a filmar (risos).
Algumas pessoas são mais agressivas. Já teve algum problema com algum dos «apanhados»? Não tem medo?
Não tenho medo porque não sou uma pessoa agressiva, por isso não inspiro agressividade nos outros. Sei e sinto quais os limites que não devo ultrapassar para que as situações acabem sempre bem. Nunca tive problemas até hoje. Mas não estou livre de levar um sopapo um dias destes… É a vida (risos)!
Qual é o seu próximo passo? Gostava de ter algum programa na televisão?
Já tive propostas de vários canais de televisão (o que me deixa, obviamente, muito lisonjeado) mas até agora nenhum me convenceu a abdicar da liberdade e independência que conquistei com o meu trabalho no Youtube.
Tem alguma referência?
A minha maior referência é o [Mahatma] Gandhi. Porque é careca como eu (risos).
O que tem feito na quarentena? Vêm daí surpresas?
Tenho aproveitado para me hidratar! É fundamental beber água. Sim, vêm aí muitas surpresas, o melhor ainda está para vir!
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .