A família Cebrián Gervás está a viver um verdadeiro pesadelo devido à pandemia de coronavírus. Pai, mãe e 11 filhos estão infetados com a Covid-19 e estão a ser notícia em toda a imprensa espanhola.
No dia 12 de março, quando ainda não tinha sido declarado o estado de emergência em Espanha, a mãe, que é enfermeira, começou a ter sintomas, como dores de cabeça. Irene Gervás ignorou, pois pensou que era devido ao stress de ter 11 filhos e um trabalho agitado.
No entanto, no dia 16 de março, os sintomas agravaram e acabou por ir ao centro de saúde, onde confirmaram que tinha coronavírus. Poucos dias depois, também o marido, José María, começou a ter sintomas e percebeu que também estaria infetado. O problema era perceber como se iriam isolar dos filhos, sendo que o mais novo tem um ano e o mais velho 15.
«A minha mulher não se conseguia levantar da cama»
Foi então que a família viveu o momento mais doloroso deste pesadelo. «A minha mulher não se conseguia levantar da cama, não conseguia sair da cama (…) eu comecei a ter problemas respiratórios» confessou José María ao El Español. Foi nessa altura que o filho mais novo do casal ficou também doente, e depois seguiram-se as outras crianças.
«As crianças estavam com dores de cabeça e muito vómitos, mas em cerca de um dia e meio estavam a ultrapassar estes sintomas», contou ainda o pai.
Neste momento, a família está a recuperar gradualmente. Segundo José María, Irene «já está a 100 por cento», mas nenhum dos elementos da família sai de casa para não infetar ninguém nem agravar novamente os sintomas.
13 pessoas doentes a viver num apartamento de 170 metros quadrados, em Valladolid, foi um verdadeiro desafio: «Tivemos de nos organizar como qualquer outra família, ou planeamos ou naufragamos. Além disso, recebemos muita ajuda constantemente», admitiu José María, contando que é a mãe de Irene quem cozinha para a família e deixa as refeições no elevador para eles recolherem e assim evitar o contacto direto.
Depois de «momentos de verdadeiro medo», a família agarrou-se à Fé e contaram que têm visto a missa de Madrid todos os dias através do Youtube.
«Ajuda a estruturar o dia, dá-nos paz e bom humor», afirmou José María, acrescentando que na Páscoa pretendem «acompanhar o Papa Francisco pela televisão.»
Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
3Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
4Nacional
Marco Paulo
Família ‘impedida’ de lutar por herança: “A menos que…”