Cristina Ferreira, bem como outras figuras públicas, enaltecem o gesto solidário de um senhorio que decidiu oferecer a renda do mês de abril aos seus inquilinos, como forma de ajudá-los a ultrapassar possíveis dificuldades económicas causadas pela pandemia do novo coronavírus.
O senhorio mora na zona de Alcabideche, Cascais, chama-se Francisco e tem 82 anos de idade.
«Quero oferecer-vos a renda de abril para que possam comprar mais comida»
A história foi contada pelo jornal online Portal de Cascais que, esta sexta-feira, 20 de março, recebeu um email de dois inquilinos a pedir para homenagear a bondade deste senhorio.
«Estimados inquilinos, ninguém ignora que o momento que estamos a passar é inédito e que nos irá trazer dificuldades financeiras a todos. Pelo menos um de vós está aqui desde 1950 e sempre pagaram a renda a tempo e horas. Agradeço-vos por isso! Por isso, em meu nome e do meu filho, quero oferecer-vos a renda do próximo mês de abril para que possam comprar mais comida ou apenas para vos aliviar um pouco do sufoco que aí há-de vir. Chegámos até aqui juntos, vamos sair disto juntos», pode ler-se no bilhete que Francisco deixou aos seus inquilinos.
O senhorio Francisco não quis revelar o apelido porque não quer ter nenhum reconhecimento nenhum com esta boa ação. Mas explica o que o levou a tomar esta atitude.
«São casas antigas com rendas baixas em torno dos 200 euros a 300 euros e pelo menos uma bem abaixo disso. Mas são todos boas pessoas, nunca falharam com um pagamento e tenho muito respeito por isso», diz ao Portal de Cascais.
«Este é o tempo em que mostramos aquilo que somos»
Francisco apelou, ainda, a outros senhorios, que possam, que sigam o seu exemplo.
«Se eu no total das rendas, não consigo somar mais de 800€ e posso, então tenho poucas dúvidas que senhorios a receberem três e quatro vezes mais este valor por apenas uma habitação não o possam fazer. Claro que cada um sabe da sua vida, mas este é o tempo em que mostramos aquilo que somos e mesmo que não se ofereça uma renda, alguma coisa pode-se fazer nem que seja diluir o pagamento de um mês em várias fracções», afirma.
Após ser declarada pandemia (causada pela covid-19) e ser decretado o estado de emergência, muitos portugueses têm visto os seus rendimentos reduzidos e os negócios fechados, um fator de angústia especialmente para quem tem família. Por isso, todos os gestos solidários contam e há uns que chama mais a atenção que outros. Como foi o caso deste senhorio que emocionou Cristina Ferreira, que partilhou nas redes sociais o bilhete deixado pelo senhorio. «É tão simples», escreveu na legenda da imagem.
Leia a VIP sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Texto: Inês Neves; Fotos: reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram