Sara Barradas
Em lágrimas com mensagem da avó

Nacional

Sara Barradas foi a convidada de Fátima Lopes no programa Conta-me como És deste sábado, dia 21 de março.

Sáb, 21/03/2020 - 17:54

Sara Barradas tinha apenas 11 anos quando começou a trabalhar no mundo da televisão. Apesar de envergonhada, pediu ao avô que a levasse a um casting e acabou por ser escolhida para entrar na novela Amanhecer, da TVI. 

Conciliou a escola e a representação, com o apoio da família, conseguindo até subir as notas. Mas, entre os colegas com quem estudou, as reações à fama nem sempre foram as melhores. Numa conversa sincera com Fátima Lopes, este sábado, dia 21 de março, a atriz confessou que chegou a sofrer de bullying em criança.

«Sempre teve um lado negativo. Os miúdos nestas idades são um bocadinho maldosos. O bullying de que se fala. Alguns miúdos queriam saber, mas outros, só porque eu era das novelas, mandavam umas bocas nos corredores», confessa a atriz.

«Quando o meu avô morreu, eu estava a gravar»

Sempre ligada à família, um dos momentos mais difíceis por que passou foi a morte do avô. Em 2013, Sara estava a trabalhar numa novela e no teatro quando passou pelo momento delicado. 

«Quando o meu avô morreu, eu estava a gravar e estava a fazer teatro. Senti o apoio dos meus colegas, quando vamos para casa depois podemos chorar tudo. Mas quando estamos a trabalhar, o ator é um fingidor», explicou. 

O divórcio do pais foi outro dos momentos marcantes, mas com 17 anos, a atriz teve a maturidade de perceber que era melhor assim. «Tinha 17 anos quando os pais se separaram. «As pessoas quando não estão bem o melhor que fazem é separar-se», revela a Fátima Lopes. 

As lágrimas só lhe vieram aos olhos com a mensagem da avó Amélia Dias. «A minha avó não consegue falar de mim sem chorar e eu também não. A minha avó é a representação da bondade e da ingenuidade das pessoas. É admiração. Mesmo quando a minha avó ralhava comigo, nunca me julgou.»

Os avós foram as pessoas que mais a apoiaram quando assumiu a relação com José Raposo, 28 anos mais velho do que a atriz. «Os meus avós foram as pessoas que estava mais receosa de contar, mas foi o aposto. Para eles desde que estivesse feliz era o mais importante.»

A história de amor com José Raposo

A diferença de idades foi razão de muitos julgamentos. A apresentadora questionou se o facto de ter começado a namorar tão nova com um homem mais velho não a impediu a conhecer o mundo e ter mais experiências. «As pessoas que dizem isso só podem ser pessoas que não nos conhecem. Não me conhecem a mim, nem a ele, nem a nós. O Zé é das pessoas que mais me incentiva a abrir horizontes», afirma, sem pudores. 

«Eu estive três meses a estudar no Brasil sem ele, porque ele não me pôde acompanhar. Ele também já esteve um mês e meio a fazer um filme. Nós já passámos fases em que não estamos juntos, se as pessoas se amam têm de se apoiar umas às outras.» 

O início 

Sara Barradas, de 29 anos, e José Raposo, de 57, conheceram-se em trabalho. Estavam a gravar a mesma novela e tentavam «invadir» os estúdios um do outro para estarem juntos. 

«Ainda não sei adjetivar. É um amor tudo. É um amor de há 27 anos. Nós sentimos desde o início que nos conhecemos de algum lado», diz, apaixonada. 

Estão juntos há dez anos, mas este não era o «filme» que Sara se imaginava a viver. «Nunca me tinha posto nesse filme. Achava que ia casar aos 40 anos e ter filhos nessa altura só. Não era uma coisa que eu idealizava fazer tão cedo. Estava muito focado na minha profissão, família e amigos, o amor não era uma prioridade. Acima de tudo nunca tinha amado verdadeiramente.»

A vida como mãe de Lua

Mãe de Lua há um ano, Sara Barradas está rendida à maternidade. «É como se nascesse outra pessoa dentro de nós. Há duas Saras, acrescentei qualquer coisa. É outra noção da vida.»

A atriz fala também do marido como pai. «Ele diz que é completamente diferente. Não só por já ter sido há mais de 20 anos, mas também por ter sido de rapazes e agora de raparigas.»

Nos últimos dois meses, José Raposo foi «pai a tempo inteiro», para que Sara conseguisse dividir-se entre a nova novela da TVI, Quer o Destino, e a revista. Por vezes, o ator é um pai «distraído», confessa, entre risos. 

«Mete o babete ao contrário, a fralda ao contrário. Depois o chichi sai todo, lá tem de ir mudar de roupa outra vez. Em vez de dar o almoço em 20 ou 30 minutos, dá numa hora ou uma hora e meia. Mas faz tudo», revela, de sorriso no rosto.

Sara Barradas regressa às gravações e José Raposo fica a tempo inteiro com a filha 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram