Ter comida no congelador é uma ótima forma de gerir as refeições e as idas ao supermercado. Ao conservarmos os alimentos de forma correta, ou seja, abaixo de -18 graus, evitamos que bactérias se acumulem e fazemos com que não haja alterações dos nutrientes.
As propriedades variam de alimento para alimento, portanto, é necessário ter em atenção o prazo ideal de congelamento. Mariscos, peixes e carnes duram em média três meses no congelador sem se alterarem, enquanto que o frango ou o peru podem durar cerca de um ano. Legumes e frutas, assim como a carne bovina ou suína, duram em média seis meses.
Aprenda a congelar os alimentos de forma correta
– Os alimentos devem passar o mínimo tempo possível fora do congelador. De seguida, coloque-os no frio com uma etiqueta. No rótulo deve escrever a data de congelamento e identificar o produto em questão.
– Não deve congelar e descongelar o mesmo alimento mais do que uma vez. É de evitar fazê-lo, pois pode causar uma perda da qualidade do produto e, em casos mais extremos, levar ao envenenamento.Neste caso, os recipientes mais adequados são os de plástico.
Descongelamento seguro
– Há uma ordem para descongelar comida: os alimentos devem sair do congelador, passar pelo frigorífico e, só depois, cozinhá-los no fogão. O ideal é colocar os alimentos no frigorífico assim que os retira do congelador, deixando-os por várias horas a ajustar a temperatura.
– Há outra alternativa, mais rápida mas menos recomendada, que passa por introduzir os alimentos bem embalados em água fria. Esta técnica facilita o derreter do gelo.
– Não é aconselhável descongelar alimentos com água muito quente. Há que ter em atenção a mudança repentina de temperatura, pois os alimentos podem ficar estragados.
O pão é uma exceção
O pão é o único alimento que pode ser descongelado na banca da cozinha e, até mesmo, torrado diretamente se for pão fatiado.
Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram