Insegurança Feminina
3 dicas para ser mais confiante e aumentar a autoestima

Nacional

Neste Dia da Mulher, a mental coach do futebolista Éder Lopes, dá algumas dicas para as mulheres conseguirem combater as suas inseguranças.

Dom, 08/03/2020 - 18:23

Neste dia 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher e, por isso, a VIP quis saber quais são os conselhos de Susana Torres, a mental coach que ficou conhecida por aconselhar e apoiar o futebolista Éder Lopes, e por ser autora, juntamente como «herói do Euro 2016», do livro Vai Correr Tudo Bem.

Susana Torres falou com a nossa revista sobre as inseguranças que assombram o universo feminino e aproveitou para dar três dicas importantíssimas para conseguir combatê-las. Se quer ser confiante e aumentar a sua autoestima, siga as dicas de Susana Torres e ponha-as em prática: 

Saber escolher as conversas

Nem toda informação que nos chega é boa. Segundo explica Susana Torres, «quando expomos constantemente a nossa mente a informação negativa, a desgraças, a escassez, somos influenciados por essa negatividade.»

Nesse sentido, é importante «procurar criar relações saudáveis, com pessoas otimistas, que acrescentem valor, que sejam alegres, que partilhem os seus sucessos e que sejam voltadas para a solução. O impacto de um bom grupo de influência pode ser uma grande alavanca para a tua confiança e resultados.»

Preparação 

Todas as inseguranças traduzem-se em falta de preparação. A mental coach reforça a ideia de que, para ganhar confiança, é preciso investir na preparação. «Estuda, investiga, modela outras pessoas, lê, aprende, pratica, desenvolve-te!»

Reprogramação

Este é um dos pontos mais determinantes. Tal como defende Susana Torres, «ninguém nasce inseguro». Todos os medos e insegurança que temos vão sendo instalados na nossa mente em determinadas fases da vida. As inseguranças são coisas que aprendemos, mas também é possível aprender a combatê-las. «Mulheres seguras e confiantes, não nasceram assim. Simplesmente decidiram, em alguma altura da sua vida, ser assim.»

«A forma como pensamos dita a forma como nos sentimos. Logo, todo o sentimento de insegurança tem origem num pensamento que coloca em causa a nossa capacidade de fazer algo, o nosso conhecimento ou até a nossa autoestima. É por isso que, muitas vezes, adotar uma mentalidade ou forma de pensar diferente, pode automaticamente ser a solução para eliminarmos muitas das nossas inseguranças», terminou.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram