A menopausa é uma condição fisiológica que surge nas mulheres entre os 40 e os 60 anos de idade e que assusta muitas delas. No entanto, esta condição, que marca o fim do período fértil, não deve ser vista como um problema. É verdade que a menopausa traz, por norma, alguns quilinhos a mais, mas para evitar que isso aconteça existem cuidados nutricionais que devem ser tidos em conta.
O nutricionista Luís Cristino esteve à conversa com o site da VIP para explicar como funciona a menopausa e quais os cuidados que devem ser tidos em conta para que não se verifiquem alterações na fisionomia.
Na menopausa há uma redução do metabolismo basal, acompanhado por uma alteração da distribuição da gordura corporal com uma maior predominância de gordura na zona abdominal. Também é provável que se verifique um aumento da gordura visceral, devido à diminuição de concentrações de estrogénio. No entanto, não são estas condições as únicas e as principais responsáveis pelo aumento de peso – o principal responsável é o sedentarismo.
Por norma, nesta fase da vida, as mulheres têm menos hábitos de vida saudável – hábitos alimentares menos saudáveis, com alimentos densamente calóricos, diminuição do exercício físico, o stress, a privação do sono e as questões psicológicas.
Não existem medidas para impedir o natural envelhecimento, nem solucionar as consequências do mesmo. No entanto, há alterações que pode fazer na sua rotina e na sua alimentação que podem amenizar os efeitos da menopausa no peso da mulher. É recomendável que procure praticar exercício físico, ter uma alimentação saudável e descansar em condições – a privação do sono também faz muito mal ao corpo.
Procure consumir produtos alimentares ricos em cálcio, de preferência lacticínios magros, para ajudar a manter a massa óssea forte e capaz para a prática de exercício físico. A vitamina D também é um componente importante para manter o corpo são. Aproveite para apanhar sol e procure suplementos alimentares ricos nesta vitamina.
Reduza o consumo de açúcares, de gorduras saturadas e de bebidas alcoólicas. Opte por produtos naturais e aumente o consumo de frutas e legumes, de forma a diminuir a quantidade de calorias ingeridas e, desta forma, diminuir o aumento de peso, assim como privilegiar o consumo de proteína de alto valor biológico [encontrado em alimentos animais].
Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”