Viagens
Destinos para a sua lua-de-mel em Portugal

Viagens

Está a preparar o seu casamento e apercebeu-se que o seu orçamento está a ficar cada vez mais reduzido para acrescentar uma lua-de-mel muito longe de casa? Ou, por vezes, o seu emprego ou o do seu parceiro não lhe permitem muito tempo para uma viagem mais longa? Que tal escolher o seu próprio país como destino para a sua lua-de-mel?

Qua, 19/02/2020 - 15:30

Além de ser uma opção mais económica, Portugal apresenta diversas joias escondidas que o podem surpreender!

Se prefere destinos com praia

Se tiver medo de arriscar e quer optar pela opção mais segura, o Algarve é o destino mais popular para a lua-de-mel, e em especial Vilamoura. Não apresenta grutas nem caminhos pedestres mais aventureiros, mas os hotéis são modernos e elegantes, com várias opções de restaurantes perto da praia, sendo um distrito perto da histórica cidade de Faro e do belo parque natural da Ria Formosa. 

Ainda dentro das possibilidades de escolhas mais seguras está Setúbal. Setúbal é um distrito que, cada vez mais, é procurado e descoberto pelos turistas, embora não seja ainda um dos locais mais conhecidos, com praias um pouco mais selvagens, e experiências como percursos pedestres que levam a desfiladeiros e a possibilidade de visitar locais próximos como a Península de Tróia (muito pouco conhecida pelos turistas).Nesta mesma linha tem ainda Albufeira e Olhos d’Água, um pouco mais conhecidos, mas semelhantes no número de habitantes, estilo de hotéis e atrações.

Mas se quiser arriscar e aventurar-se um pouco mais longe, as melhores escolhas são a Ilha da Madeira ou a Ilha de Porto Santo. Enquanto a Madeira oferece diversos caminhos pedestres, jardins e vistas panorâmicas inigualáveis, Porto Santo possui praias com areais extensos de areia branca. Porto Santo também oferece inúmeras atividades como passeios a cavalo, caminhos pedestres e campos de golfe. Ambas as ilhas oferecem um cunho mais rústico, com algumas praias desertas, grutas e passeios de barco.

Se prefere o campo 

Se calor e praia não for sinónimo de prazer para si, Portugal também possui uma grande diversidade de distritos que oferecem contacto com a natureza e belas paisagens montanhosas. Para os que preferem contacto direto com a natureza, mas não querem abdicar da agitação da cidade, as melhores opções são Sintra e Évora. 

Situada perto de Lisboa, Sintra é uma cidade extremamente romântica, cheia de palácios e castelos, tendo sido considerada Património Histórico Mundial pela UNESCO. Além de também ter várias opções de praia nas proximidades, é considerada um paraíso verde com a Serra de Sintra, sem contar com o Parque e o Palácio Nacional da Pena, que parecem saídos de um verdadeiro conto de fadas. Não deixe de visitar também os belos jardins da região, como o romântico jardim da Quinta da Regaleira.

Évora, um destino mais conhecido pelos turistas, é a maior cidade do Alentejo e está repleta de pontos históricos. A cidade é, na verdade, um burgo, ou seja, uma cidade medieval fortificada, com fortes traços barrocos, como a Capela dos Ossos. A área do Alentejo em si tem muito para explorar, com lindas oliveiras e sobreiros num cenário rústico repleto de quintas. Se procura um local mais descontraído, e ainda assim em conta, com restaurantes mais caseiros e refeições e vinhos deliciosos, deve incluir o Alentejo na sua lista.

Por fim, se procura uma opção ainda mais rústica e mais no interior, longe do ruído e agitação das cidades, opte pelas Aldeias de Xisto. As Aldeias de Xisto são 27 pequenas aglomerações construídas com pedras de xisto, situadas as Serras da Lousã e do Açor, estendendo-se até perto da Serra da Estrela. Estas aldeias oferecem toda a essência portuguesa, como boa gastronomia, castelos e museus, aos quais pode adicionar o conforto e tranquilidade do interior (sem contar com o facto de que estão rodeadas por praias fluviais, florestas e caminhos pedestres).

Siga a Revista VIP no Instagram