Cristina Ferreira, a par de muitos portugueses, debate-se com dúvidas sobre o coronavírus. Esta terça-feira, 18 de fevereiro, a apresentadora recebeu o médico Almeida Nunes no seu programa e colocou-lhe várias questões sobre o assunto.
«Porque é que só afeta chineses?»
A conversa durou poucos minutos. O médico acabou por explicar que «O coronavírus é uma “grande família” [de vírus]». «A maior parte deles provoca é as constipações banais. Este filho da p*** é que realmente apareceu aí com ideias novas.»
Cristina Ferreira questionou, de imediato: «Consegue arranjar explicação porque é que só afeta chineses?»
«Porque começou lá… e os chineses…», respondeu Almeida Nunes. «Está bem, mas estavam lá muitos estrangeiros não apanharam. Ou os que apanharam tratam-se facilmente. Só morrem chineses», acrescentou ainda a estrela da SIC. «Essa é uma pergunta que pode ter respostas curiosas. Não sei», atirou o médico.
«Pronto. E é daquelas que já envolvem a política e é melhor estarmos calados, não é?», terminou Cristina Ferreira, mas Almeida Antunes aproveitou para fazer uma afirmação sobre a fisionomia dos rostos de cidadãos chineses: «Está a ver, está a ver? Agora íamos desenvolver um tema de olhos rasgados e tal…»
O momento não passou despercebido. A cara da SIC recebeu algumas críticas na sua página de Instagram. «Xenofobia em canal aberto. Ahah vamo-nos rir dos chineses. Pouca vergonha», pode ler-se.
No Twitter, o humorista Diogo Faro partilhou as imagens deste momento, comentando de forma irónica o diálogo: «tudo épico na televisão portuguesa de 2020».
Texto: Raquel Costa e Inês Neves; Fotos: reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram