Bastet
Condenada após acusação de maus-tratos a animais

Nacional

Bastet Cabeleira vai ter de pagar uma multa depois de ter sido acusada de maus-tratos a animais.

Qui, 13/02/2020 - 12:31

Bastet Cabeleira foi condenada por maus-tratos a animais. Depois de, no final do mês de janeiro, a apresentadora Maya ter denunciado o alegado sofrimento em que seis cães viviam na moradia da ex-mulher de João Cabeleira, guitarrista dos Xutos & Pontapés, a veterinária municipal de Almada e o Serviço de Proteção da Natura e do Ambiente confirmaram que os animais já estão bem, mas que Bastet foi multada entre 200 a 400 euros. 

A multa foi aplicada devido à quantidade de cães que tinha na sua residência e devido à ausência de microchip, segundo conta o Correio da Manhã. Segundo a legislação portuguesa, «sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por cada apartamento, tanto nas zonas urbanas como nas rurais, até três cães ou quatro gatos adultos, não podendo no total ser excedido o número de quatro animais». Quanto ao chip, este deve ser colocado em «todos os cães, gatos e furões (considerados animais de estimação pelas entidades europeias)» após serem vacinados contra a raiva.

 «Os cães são meus, as imagens são manipuladas»

Bastet e João Cabeleira não esconderam a indignação quando se deparam com as críticas de que têm sido alvo: o casal foi acusado de ter os cães a passar «fome», com falta de condições de higiene e «em risco de doença». A situação acabou por ganhar mediatismo depois de Maya ter denunciado publicamente a situação, através das redes sociais. Bastet defendeu-se das acusações, alegando que as fotografias são manipuladas. «Os cães são meus, as imagens são manipuladas», declarou a bailarina, em declarações ao Correio da Manhã. 

Também João Cabeleira quebrou o silêncio sobre a polémica. «Isso é uma série de malta que não tem nada que fazer, pessoas que querem arranjar chatices. Na minha casa não falta nada, nem para os animais nem para as crianças. Estou indignado com isto. Essas pessoas deviam ser processadas por difamação», afirmou João Cabeleira, em declarações à mesma publicação. 

«Tive lá em casa pessoas do IRA – Intervenções e Resgate Animal – e verificaram que só um cão é que não tem chip. Disseram que está tudo bem e que vão publicar isso no site deles», acrescentou o músico dos Xutos & Pontapés, que se está a separar da mulher.

Texto: Mafalda Mourão e Ricardina Batista; Fotos: Arquivo Impala

Siga a Revista VIP no Instagram