O cabelo é uma das maiores preocupações das mulheres e existe uma necessidade, comum a quase todas, de mudar de penteado com alguma frequência. No entanto, também é verdade que, muitas vezes, quando cortamos o cabelo, sentimos saudades de o ter mais comprido e acabamos por nos «fartar da mudança».
Não há produtos que façam crescer o cabelo, mas há alguns hábitos que podem contribuir para acelerar o crescimento e tornar as fibras mais saudáveis. Confira-os!
1 – Alimentação
A alimentação tem uma forte influência na nossa saúde, e a «saúde capilar» não foge à regra. Os níveis de ferro são fundamentais para que o cabelo cresça com mais força e, por isso, é importante comer legumes, leguminosas e alimentos ricos em proteína. A spirulina, uma alga microscópica que é normalmente ingerida através de suplementos alimentares [comprimidos], também pode ajudar a acelerar o crescimento do cabelo.
2 – Não entopir os folículos
Entopir os folículos é algo que as mulheres fazem com muita frequência e sem se aperceberem. Para evitar esta situação, é preciso evitar a aplicação de produtos capilares [como máscaras, amaciadores, espumas, cremes de pentear, champô seco e gel] diretamente nas raízes.
3 – Café
O café é um ótimo desinfetante e bloqueia o efeito das substâncias químicas dos produtos capilares que prejudicam o cabelo. A cafeína estimula o crescimento do cabelo uma vez que desinfeta os poros e limpa os folículos que estão muitas vezes infetados devido ao excesso de produtos utilizados.
4 – Massajar o couro cabeludo
Massajar o couro cabeludo ativa a circulação sanguínea dos vasos capilares que alimentam os folículos. Existem massajadores próprios para o couro cabeludo, mas o ideal é fazer movimentos circulares suaves com os dedos ou puxar os fios de cabelo suavemente.
5 – Lavagens
É importante não lavar o cabelo com muita frequência. O ideal é não lavar todos os dias e deixar entre dois a três dias de intervalo entre lavagens.
6 – Elásticos
Evite usar o cabelo apanhado. Os elásticos, bandoletes, ganchos e fitas são os principais responsáveis pelo cabelo quebradiço porque enfraquecem as fibras e, uma vez partidas, demoram mais tempo a regenerar e a crescer.
7 – Cortar o cabelo
Cortar o cabelo com regularidade ajuda a fortalecer as fibras capilares. Mesmo que decida não fazer um «corte radical», pelo menos as pontas devem ser cortadas todos os meses [no máximo, de três em três meses].
Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”