Bastet E João Cabeleira
Revoltados, defendem-se das acusações de maus tratos a animais

Nacional

Bastet, mulher de João Cabeleira, defende-se das acusações de maus tratos a animais. O músico dos Xutos &Pontapés está do lado da ex-mulher

Ter, 28/01/2020 - 15:08

Bastet e João Cabeleira estão indignados com as acusações de que têm os cães a passar «fome», com falta de condições de higiene e «em risco de doença». A situação, denunciada inicialmente pela associação Patudos da Costa, alcançou um grande mediatismo depois de ser partilhado por Maya nas redes sociais. Bastet defende-se agora das acusações alegando que as fotografias são manipuladas. «Os cães são meus, as imagens são manipuladas», declarou a bailarina, em declarações ao Correio da Manhã. 

Também João Cabeleira quebrou o silêncio sobre a polémica. «Isso é uma série de malta que não tem nada que fazer, pessoas que querem arranjar chatices. Na minha casa não falta nada, nem para os animais nem para as crianças. Estou indignado com isto. Essas pessoas deviam ser processadas por difamação», afirmou João Cabeleira, em declarações à mesma publicação. 

«Ainda hoje de manhã (esta segunda-feira) estive lá em casa pessoas do IRA – Intervenções e Resgate Animal – e verificaram que só um cão é que não tem chip. Disseram que está tudo bem e que vão publicar isso mesmo no site deles», acrescentou o músico dos Xutos & Pontapés que se está a separar da mulher.

IRA continua a acompanhar o caso 

No Facebook oficial, a associação IRA confirma que esteve no local e que o «assunto não está arrumado». 

«Dos 3 animais presentes no pátio frontal, apenas 1 tem microchip. Dos 3 animais presentes, apenas 2 apresentavam uma condição corporal de magreza, sendo a mesma justificada pela sua detentora como “idade sénior” e nenhuma corroborada com a apresentação de qualquer documento legal (ex. boletim sanitário). A mesma alegou que a detenção dos animais é da responsabilidade do seu ex-marido e não da própria. Pediram ajuda ao IRA, foi mobilizado um delegado para avaliar a situação e agiu-se em conformidade com as circunstâncias. Serão reportadas às autoridades competentes e disponibilizados meios para resgate ou acolhimento se necessário.»

A revolta de Maya 

Maya foi quem colocou o assunto nos órgãos de comunicação social ao denunciar que  os animais pertenciam a «figura pública», que se estava a divorciar.

«Tive conhecimento pela associação Patudos da Costa ainda sem saber quem era [a proprietária], portanto disseram-me que era uma pessoa famosa, mas não me disseram exatamente quem era», explicou a apresentadora da CM TV em declarações à VIP.

«Na altura, a única coisa que a senhora que estava na associação me disse é que era uma pessoa ligada à área musical. Sinceramente, não pensei na Bastet, nem no João Cabeleira. Achei que aquelas imagens eram muito más e careciam de uma intervenção urgente. Quando faço post já faço a saber quem era. Achei por bem não pôr o nome, porque eles têm todo o direito de tentarem resolver esta situação sem exposição pública. De qualquer forma, acho que é a imprensa que tem de fazer este trabalho, portanto quando me perguntaram eu referi. Acho que ela pode estar a atravessar uma fase menos boa por causa do divórcio. Não sei as condições do divórcio, o que eu sei é que, com dinheiro ou sem dinheiro, há uma coisa que não é preciso dinheiro para manter que é a higiene: é água, sabão e vontade de limpar», declarou ainda Maya 

 

Texto: Ricardina Batista e Luís Correia; Fotos: Impala e reprodução redes sociais 

Siga a Revista VIP no Instagram