Kobe Bryant
As homenagens e as reações à trágica morte do basquetebolista

Internacional

Sucedem-se as homenagens por todo o mundo a Kobe Bryant e à sua filha de 13 anos que morreram num acidente de helicóptero.

Seg, 27/01/2020 - 10:58

Sucedem-se as homenagens, um pouco por todo o Mundo, ao antigo jogador de basquetebol Kobe Bryant. A estrela da NBA morreu este domingo de manhã, 26 janeiro, aos 41 anos, na sequência de um acidente de helicóptero, em Calabasas, Califórnia.

Gianna, de 13 anos, uma das quatro filhas do antigo jogador, também estava a bordo da aeronave. O helicóptero privado, onde Bryant viajava com outras sete pessoas, despenhou-se: não existem sobreviventes do desastre e ao todo morreram nove pessoas, os oito passageiros e o piloto.

Ninguém ficou indiferente à trágica morte da estrela da NBA. E muitas têm sido as homenagens prestadas.

Este domingo foi noite de Grammys e a cerimónia ficou marcada por vários momentos de homenagem ao atleta e à filha.

«Estamos todos a sentir uma tristeza imensa neste momento. Hoje cedo, Los Angeles, a América e o mundo inteiro perderam um herói. Estamos aqui de coração partido na casa que, literalmente, o Kobe Bryant construiu», discursou Alicia Keys, anfitriã dos prémios, referindo-se ao facto de o local ser a casa dos Lakers, equipa onde Bryant jogou durante os 20 anos de carreira.

Kobe Bryant tem sido, também, alvo de diversas homenagens em todos os encontros da NBA. No jogo, a equipa que ganha a ‘bola ao ar’ deixa o relógio esgotar os 24 segundos do tempo de ataque, numa alusão à camisola utilizada por Kobe em praticamente toda a sua carreira. E houve quem ‘violasse’ outra regra do jogo, a dos 8 segundos, como foi o caso de Trae Young, isto porque a antiga estrela da NBA, nos seus primeiros tempos, envergou este número na camisola.

Cristiano Ronaldo, Michael Jordan, Donald Trump, Messi, Ellen Degeneres, Jennifer Lopez, Barack Obama. Foram muitos os famosos que lamentaram, nas redes sociais, a morte do antigo jogador.

Ronaldo afirmou-se «muito triste» com o desaparecimento de Kobe Bryant, considerando que o ex-basquetebolista era «uma verdadeira lenda». «Tão triste por ouvir as trágicas notícias sobre a morte de Kobe Bryant e da sua filha Gianna. O Kobe era uma verdadeira lenda e inspiração para muitos. Envio as minhas condolências à sua família, aos seus amigos e às famílias de todos aqueles que perderam a vida no acidente. Descansa em paz, lenda», escreveu CR7 no Instagram.

Michael Jordan, para uns o melhor basquetebolista de todos os tempos, mostra-se «em choque» com a morte daquele que considerava ser «um irmão mais novo». «Palavras não chegam para descrever a dor que sinto. Eu amava o Kobe – era com um irmão mais novo para mim. Falávamos tantas vezes, vou ter muitas saudades dessas conversas. Era um competidor feroz, um dos melhores na história do jogo e uma força criativa. O Kobe foi também um pai incrível que amava profundamente a família – e tinha muito orgulho pelo amor que a filha tinha pelo jogo. A Yvette junta-se a mim em enviar as maiores condolências para a Vanessa, os Lakers e os fãs de basquetebol à volta do mundo.»

Lionel Messi escreveu: «Não tenho palavras… Todo o meu carinho para a família e amigos de Kobe. Foi um prazer conhecer-te e partilhar bons momentos. Partiu um génio como poucos.»

Jennifer Lopez fala do talento da estrela da NBA, mas destacou a enorme dor da esposa de Kobe Bryant, Vanessa. «Estamos todos tristes com esta perda, mas tudo o que consigo pensar é que esse sentimento é um grão de areia em comparação com o que Vanessa deve estar a passar agora. Envio todo o meu amor e orações para ti, para os teus filhos e para as outras famílias envolvidas na tragédia de hoje. A coisa mais injusta na vida é perder um filho e um marido no mesmo dia», lamentou.

Barack Obama, antigo presidente dos Estados Unidos e fã confesso de basquetebol, também reagiu à morte de Kobe. «O Kobe era uma lenda no court e estava apenas a começar naquilo que teria sido um segundo ato cheio de significado. Perder a Gianna parte-nos ainda mais o coração a nós pais. A Michelle e eu enviamos o nosso amor e as nossas orações à Vanessa e a toda a família Bryant num dia impensável», escreveu.

Nani conheceu Bryant há 10 dias e nem queria acreditar na morte da estrela

O jogador de futebol Luís Nani, atualmente ao serviço do Orlando City, conheceu Kobe Bryant há 10 dias e foi com uma imagem deste encontro que o recordou como um «grande ser humano». «Kobe, há 10 dias tive o prazer de te conhecer e senti logo o grande ser humano que era. Agradeço-te pelas belas palavras que me disseste quando nos encontrámos. Muito triste pela tua partida. Descansa em paz», disse.

Em Portugal, as reações à trágica morte do ex-basquetebolista também ‘invadiram’ as redes sociais. «Não há mortes cedo ou tarde. Todas marcam. Quando é um ídolo, um atleta excecional e um cidadão exemplar custa ainda mais», escreveu o apresentador Jorge Gabriel.

«Kobe Bryant era um daqueles jogadores da NBA míticos que segui durante muito tempo, como o Jordan, o Johnson, o Bird, o Shaquille, o Rodman, o Durant, o Malone, etc. Parte aos 41 num acidente. Chocante», pode ler-se na publicação de Eduardo Madeira.

Bryant deixa a sua mulher Vanessa e três filhas, Natalia, 17, Bianka, 3, e a bebé Capri, que nasceu em junho de 2019. Conhecido como «Black Mamba», era considerado um dos melhores jogadores da NBA de sempre, tendo feito parte de 18 equipas All-Star durante a sua carreira de 20 anos com os Los Angeles Lakers.

 

Texto: Inês Neves; Fotos: reprodução redes sociais e Reuters

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram