O sobrinho mais velho de Carolina Patrocínio, Mateus, de apenas sete anos, sofre de uma doença autoimune Artrite Idiopática Juvenil, e já teve de ser operado três vezes.
A revelação foi feita pela irmã da apresentadora, Mariana Patrocínio, nas redes sociais. E explica que esta é uma doença crónica que afeta as articulações. No caso de Mateus, os joelhos.
«O meu filho Mateus foi diagnosticado com Artrite Idiopática Juvenil. A AIJ é uma doença auto-imune, crónica, que ataca as articulações, o joelho no caso dele. Uma equipa de reumatologistas, pediatras, fisiatras e ortopedistas, têm feito tudo para controlar o problema.»
«Ele faz vida normal, mas tem algumas limitações no exercício físico. Semanalmente faz uma injeção de Metotrexato e análises ao sangue bimensais. Os últimos meses não têm sido fáceis para nós, mas o Mateus é muito forte, otimista e nunca se queixou», continua.
«Esta foi a terceira cirurgia ao joelho, esteve sempre bem disposto: fala e cativa com toda a gente com quem se cruza», termina.
Mariana Patrocínio é ainda mãe de Pureza, de cinco anos, e de Mariana, que nasceu em abril de 2019.
O que é a Artrite Idiopática Juvenil?
De acordo com a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, «a Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) é uma designação que engloba um grupo de doenças que têm em comum o facto de se acompanharam de inflamação/ inchaço das articulações (artrite), de terem causa desconhecida (idiopática) e de surgirem na infância ou adolescência (juvenil)».
Esta doença, no caso de Mateus, afeta o joelho, mas pode afetar outras zonas do corpo. «As AIJs não são uma doença, mas sim várias doenças, com sintomas, necessidades de acompanhamento, tratamento e prognósticos distintos», explica o site oficial.
«As doenças reumáticas não são ‘coisas’ de idosos»
Conheça Joana, uma menina com Artrite Idiopática Juvenil cuja vida dos pais mudou, literalmente, da noite para o dia. Uma história inspiradora contada ao site Crescer.
Texto: Inês Neves; Fotos: reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram