Isabel do Santos é uma das mulheres mais poderosas do mundo. Com uma fortuna avaliada em mais de dois mil milhões de euros, a empresária angolana conta com um património milionário que envolve mais de 400 empresas, coleções de arte, um iate, várias casas e o diamante mais caro do mundo. Nos últimos tempos, o nome de Isabel dos Santos tem estado envolvido no caso Luanda Leaks, uma investigação por parte do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação [ICIJ] que tem por base mais de 715 mil ficheiros e que revela os alegados esquemas que enriqueceram a família.
Foi através dessa mesma investigação que o ICIJ descobriu que Isabel dos Santos e o marido, Sindika Dokolo, têm alegadas ligações à família real do Mónaco. Segundo as informações reveladas pelo ICIJ, o casal terá usado uma offshore em Malta para comprar um apartamento milionário no Mónaco, cidade-estado independente em França, avaliado em cerca de 50 milhões de euros.
A casa em questão fica no complexo luxuoso Le Petit Afrique, um dos mais importantes imobiliários de Andrea e Pierre Casiraghi, os filhos de Carolina do Mónaco e de Stefano Casiraghi. A casa, que fica no sexto andar, tem vista panorâmica para o Mar Mediterrâneo, quatro quartos e quatro lugares de estacionamento. O prédio custou cerca de 450 milhões de euros aos cofres da família real do Mónaco e, segundo a Sábado, os dois filhos de Carolina do Mónaco fazem parte do círculo de amigos de Isabel dos Santos.
Em entrevista à Rádio França Internacional [RFI], Sindika Dokolo negou qualquer anomalia com o negócio deste imóvel. «É um investimento imobiliário. Não vivemos no Mónaco, não tem nada de ilegal», afirmou.
Pensa-se que Isabel dos Santos e Sindika Dokolo vivem em Londres, Reino Unido. O casal comprou, em agosto de 2019, uma mansão milionária, em Kensington, uma das zonas mais cara da capital britânica, avaliada em 14 milhões de euros.
O caso Luanda Leaks continua sob investigação do ICIJ.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram