Mais de 40 mil militantes têm o poder de decidir, este sábado, 18 de janeiro, o nome do líder do Partido Social Democrata. Em cima da mesa há duas hipóteses: Rui Rio e Luís Montenegro. O primeiro, que preside ao PSD há dois anos, foi o candidato mais votado há uma semana, mas ficou a seis décimas da maioria absoluta e, por isso, luta agora pela reeleição numa segunda volta das eleições internas no maior partido da oposição.
O duelo entre Rio, de 62 anos, e Montenegro, de 46, fez-se também fora das quatro linhas do campo político. Com a passadeira vermelha estendida, os dois candidatos à liderança dos sociais-democratas foram recebidos com pompa e circunstância pela ‘presidente’ das manhãs da televisão portuguesa: Cristina Ferreira.
Rui Rio perde desafio para Cristina Ferreira
Empenhada em levar a’O Programa da Cristina figuras do quadrante político, que sempre tiveram alguma relutância em participar em formatos de entretenimento, a apresentadora conseguiu o feito de entrevistar Rui Rio e Luís Montenegro. E a ida do primeiro muito surpreendeu os espectadores, já que, em março passado, o presidente do PSD tinha criticado a presença do primeiro-ministro, António Costa, no mesmo programa da SIC, no qual demonstrou os seus dotes para a culinária ao confecionar uma cataplana de peixe.
«Não me vai ver a cozinhar porque eu estou na política e não me estou a propor para cozinheiro mas para primeiro-ministro», respondeu, Rui Rio, numa entrevista ainda antes das eleições legislativas, naquela que foi entendida também como uma farpa para Assunção Cristas, então líder do CDS-PP, que, também n’O Programa da Cristina, preparara um arroz de atum.
Ainda assim, Rio aceitou conversar com Cristina. Assim foi a 11 de dezembro, alertando a apresentadora, logo nos minutos iniciais, para que não o ia ver na cozinha. «Só sei cozer ovos. Como um ovo cozido todas as manhãs», atirou.
Numa conversa marcada por uma viagem à infância e juventude, o presidente do Partido Social Democrata protagonizou o momento mais surpreendente daquela manhã, quando foi desafiado pela estrela da SIC para com ela jogar uma corrida de carros telecomandados, numa pista devidamente colocada no estúdio. «Todas as corridas em que entro são para ganhar», afirmou, numa alusão às eleições internas do PSD. Sobre essa, o resultado ainda não é conhecido. Sobre a dos carros, saiu vencido por Cristina Ferreira!
Montenegro promete regresso ao programa com condição
Nove dias depois, a apresentadora voltava a receber um político na sua casa televisiva. Nada mais nada menos do que Luís Montenegro. E o rival de Rio entrou a pés juntos.
Garantindo «saber de cor» a canção Sonhos de Menino, interpretada por Tony Carreira, que estava na cozinha de Cristina Ferreira a preparar uma sopa de peixe, Luís Montenegro foi desafiado pela malveirense a fazer um dueto com o cantor. «Quando juntas o político ao cantor. Que bom momento de partilha. As vidas que se apresentam a todos. Na nossa casa», descreveu, então, Cristina Ferreira.
Montenegro não deixou o programa mais visto daquele horário sem fazer uma promessa. E a conversa voltou a desviar-se para o universo gastronómico, com o social-democrata a garantir que volta às manhãs da SIC para cozinhar um arroz de cabidela. Mas só com uma condição: ser eleito primeiro-ministro.
– Cristina Ferreira – Euromilhões sai na Malveira: «Pergunta ao Casinhas»
Texto: Dúlio Silva; Fotografias: reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram