Raquel Tavares revelou, no programa de Cristina Ferreira, que a sua carreira musical havia chegado ao fim. Prestes a completar 35 anos, a fadista chorou no ombro da apresentadora, em direto, esta quinta-feira, 9 de janeiro. «Decidi que quero viver além daquilo que tem sido a minha vida nos últimos 28, que tem sido cantar», disse.
«Há um ano para cá, percebi que aquilo a que me dediquei uma vida inteira me estava a fazer menos bem. Estava profundamente infeliz. Não propriamente a cantar, mas naquilo que é adjacente a isso: a vida artística. Questionei-me até que ponto nasci para ter esta vida. Então decidi parar de cantar. Já parei. Não estava capaz emocionalmente nem fisicamente», assumiu.
Após esta revelação, que apanhou todos de surpresa, várias foram as figuras públicas que se manifestaram nas redes sociais. António Raminhos, Carolina Deslandes, Leonor Poeiras, Rita Ferro Rodrigues e Mike 11 deixaram mensagens de apoio à artista
«Não conheço muito bem a Raquel Tavares… até conheço melhor a irmã, mas gosto das duas. Fiquei a pensar na decisão da Raquel deixar de cantar por ser algo que, neste momento, não lhe faz sentido. É preciso coragem para isto. Para deixar de se fazer aquilo que não se gosta e também coragem para fazer o que se gosta. Muitos de nós somos “obrigados ” a fazer o que não gostamos… mas mesmo no meio do nosso dia de rotina, de “obrigações”, é possível encontrar tempo para fazer o que gostamos. Seja uma hora, 30 minutos ou apenas dez. Ler, escrever, exercício, crochet ou olhar para as árvores. Porque esses dez minutos vão dar-nos tempo, inspirações, ideias para que um dia, quem sabe, possamos largar aquilo que não gostamos. Beijinhos para a ela e para todos os que decidirem começar a fazer um pouco daquilo que gostam», lê-se no Instagram do humorista António Raminhos.
«A vida ainda agora começou»
Carolina Deslandes, fã da fadista, também comentou a decisão de Raquel Tavares publicamente. «A primeira vez que te ouvi cantar entendi que a música é a voz da alma. E que alma bonita que tu tens. Cantas as pedras da rua e as mágoas da vida, cantas as tuas dores e arrepiei-me tantas vezes a ouvir-te que me doía a pele. És e serás uma das maiores intérpretes deste país e a minha fadista de eleição. Mas acima de tudo, uma das minhas pessoas preferidas. E se e no silêncio que encontras paz, ficamos no silêncio contigo. Uma aplauso de pé para ti passarinho. A vida ainda agora começou», escreveu.
«O colo está aqui sempre, vai dar tudo certo», garantiu Rita Ferro Rodrigues à amiga. Mike 11, o internacional português, mostrou-se solidário com a amiga. «Das decisões mais adultas que o humano pode tomar. Eu sou o teu puto, orgulhoso de ti. Uma vida dedicada à arte sem pedir nada em troca», referiu.
Recorde aqui o depoimento de Raquel Tavares no Programa de Cristina Ferreira, na SIC.
Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram