Jorge Jesus já é comendador. O treinador português recebeu esta segunda-feira, 30 de dezembro, a Ordem do Infante Dom Henrique, condecoração entregue pelo presidente da República.
Acompanhado da mulher, Ivone e dos filhos, Mauro, Tânia e Gonçalo, Jorge Jesus confessou-se orgulhoso de ser português. «É com orgulho que recebo esta condecoração. Sei o significado dela porque, todos os dias, tinha de atravessar a avenida Infante Dom Henrique. Para além disso, Portugal e Brasil são países irmãos. Ao longo destes sete meses, são dois países ligados pela história e culturalmente. Claro que não fomos nós que descobrimos o Brasil mas fomos nós que a 23 e 24 de novembro conquistámos dois títulos no Brasil. Vamos ficar também na História do Brasil. Vamos ficar sempre ligados à nação do Flamengo», disse o técnico.
«Estou orgulhoso de ser português»
«Daqui a 50 anos eu já não vou estar cá mas no Brasil eles vão dizer que os portugueses foram os primeiros a conquistar a Libertadores e um campeonato no Brasil», acrescentou o treinador do Flamengo. «Esta distinção foi no futebol mas, para mim, é mais importante do que o futebol», disse ainda o técnico de 65 anos, acrescentando que também sentia que representava o país. «Estou orgulhoso de ser português».
Marcelo Rebelo de Sousa salientou o facto de Jorge Jesus ter conquistado a Taça Libertadores e o campeonato ao serviço do Flamengo no país com mais falantes de língua portuguesa. «Pela primeira vez, não sendo um clube português, fala português, num estado irmão da comunidade de países de língua portuguesa e onde existe uma das maiores comunidades de portugueses no mundo. E este é um facto novo», salientou o presidente da República.
Após a cerimónia, questionado sobre se tenciona voltar ao seu país natal, Jesus respondeu. «Está mais difícil de regressar a Portugal».
Veja as fotos na galeria!
Texto: Raquel Costa | Fotos: Paula Alveno
Siga a Revista VIP no Instagram