O último Pesadelo na Cozinha, o polémico programa das noites de domingo da TVI, passou-se no restaurante O Histórico, na Marinha Grande. Estivemos à conversa com Leonel Carvalho, o proprietário do espaço, sobre esta experiência e não deixou nada por dizer.
Afinal, o dono do restaurante está separado da mãe dos filhos, Vânia, e «livre para procurar outra mulher». A ex-companheira sofre de uma doença: bipolaridade, e este problema de saúde afetou toda a família. «A mãe dos meus filhos tem tido altos e baixos. Ela sofre de bipolaridade e afeta a sanidade mental de toda a família», revelou, em primeira mão, ao site da VIP.
Durante todo o programa deste domingo à noite, dia 15 de dezembro, o formato da estação de Queluz de Baixo passou a ideia de que Leonel e a mãe dos filhos tinham uma relação de marido e mulher, mas o cozinheiro explicou ao nosso site que não é bem assim. Quando foi questionado sobre o motivo pelo qual o programa tinha passado outra versão da história, Leonel limitou-se a dizer que foi apenas «imagem». «Era para dar uma imagem de um ambiente familiar», contou.
Segundo o proprietário do espaço, outra situação que foi para o ar e que não corresponde à realidade foi o facto do Chef Ljubomir Stanisic ter «acusado» o proprietário de «falta de humildade». «Ele acusa-me de eu ter falta de humildade, mas só um burro é que diz que não fui humilde», disse e acrescentou: «Atenção, não estou a chamá-lo burro».
O verdadeiro problema do restaurante
Leonel Carvalho, também conhecido como Nicholas Cage da Marinha Grande, tinha um único problema no seu restaurante: a lentidão. Trabalhar sob pressão não conjuga com a maneira de ser do dono do estabelecimento. E parece que o proprietário de O Histórico só queria que o programa o ajudasse a ser mais rápido na cozinha e a servir os clientes, para que estes não esperassem muito tempo, mas não foi nada disto que aconteceu.
O dono do restaurante está agradecido a Ljubomir Stanisic «mesmo pelo mau trato, pelas partes negativas» e, também, por ter ficado «de parte» quando o Chef se «dedicou apenas a Maria Clara [empregada]». Mas não sente que o formato da TVI o tenha ajudado.
«Eu estou muito triste com alguns truques que utilizaram», começou por dizer relativamente ao que viu no domingo à noite sobre o seu espaço. Leonel Carvalho compreendeu o lado de Ljubomir, e deixou uma mensagem ao Chef e à produção. «O Ljubomir é um ator e a ele só tenho de agradecer. Ao programa tenho muita pena por ter simpatizado com o realizador, mas depois deparei-me com coisas que não estava à espera», admitiu.
Leonel Carvalho espera não ter que vender o restaurante
Relativamente à venda do restaurante, Leonel Carvalho explicou que espera que «não venha a acontecer». Devido a alguns problemas de visão, Leonel foi aconselhado pelo médico a descansar, mas parece que o problema está a resolver-se e o proprietário não quer vender o seu estabelecimento.
Depois do programa passar na televisão a única diferença que o proprietário notou no seu restaurante foram os telefonemas de «pessoas horríveis» a ligarem para ele. Antes do programa ir para o ar, Leonel garantiu que «já tinha clientela», mas que sente que os ensinamentos de Ljubomir também o ajudaram.
Desiludido com o programa, Leonel terminou a explicar que a única coisa que pediu foi para se focarem na lentidão do restaurante. «Concentrem-se na nossa demora. É aí que devem atacar», concluiu.
Veja o vídeo!
– Pesadelo na Cozinha: Desorganização, lentidão e falta de humildade levam Ljubomir à loucura
Texto: Carolina Sá Pereira; Fotos: TVI
Siga a Revista VIP no Instagram