Maria Rueff
Filha de 15 anos foi quem lhe salvou a vida: «devo-lhe a gratidão maior»

Nacional

Maria Rueff sobreu um enfarte do miocárdio. A filha Laura, de 15 anos, foi quem lhe saldvou a vida: «Quando os primeiros sintomas de enfarte começaram, foi esta minha pequena/grande heroína»

Sáb, 30/11/2019 - 12:30

Maria Rueff sofreu um enfarte do miocárdio, esta terça-feira, dia 26 de novembro. A atriz esteve internada nos Cuidados Intensivos do hospital de Santa Marta, situado no centro de Lisboa, na sequência de um enfarte do miocárdio. A atriz, de 47 anos, já teve alta hospitalar e já está em casa.

Maria Rueff ainda está debilitada mas mantém-se focada na recuperação e já voltou ao ativo nas redes sociais para agradecer à pessoa que a ‘salvou’: a sua filha, Laura, de 15 anos.

«Desde que nasceu que o meu coração lhe pertence, mas o que nunca pensei é que tivesse de ser ela a tratar dele. Na verdade, quando os primeiros sintomas de enfarte começaram, foi esta minha pequena/grande heroína, que ligou para o 112, explicou a situação, foi comigo na ambulância do INEM, sempre de mão dada na minha, para que eu não tivesse medo. Eu a mãe/ adulta insegura, ela a filha com apenas 15 anos, cheia de maturidade (como a vida inverte por vezes os papéis!)», começou por referir na sua página de Instagram, na noite desta sexta-feira, dia 29.

«Nem por um segundo me olhou sem ser com compaixão e ternura»

«Esperou nas urgências em São José, com a maior serenidade, pelo electrocardiograma que confirmaria o pior: enfarte agudo do miocárdio. Nunca desanimando, viu que me transferiam para Santa Marta, onde desentupiria a coronária direita, acreditando sempre que eu sairia refeita do cateterismo. Sempre com um sorriso na cara, como se no fundo soubesse desde a primeira hora que o desfecho só podia ser feliz, talvez porque seja a única que me conhece por dentro. Afinal os nossos corações bateram juntos muito tempo…conhece-lhe muito bem a mecânica», continuou, mostrando o orgulho que sente pela adolescente.

Maria Rueff admite a a filha nunca a deixou sozinha e que foi um apoio crucial que fez com que o desfecho não fosse infeliz.

«Nem por um segundo deixou que me sentisse sozinha, chamou para ao pé de nós família e amigos. Nem por um segundo me olhou sem ser com compaixão e ternura. Não falhou a um único pedido meu. Sei que devo muito a todos os que me trataram, apoiaram, com mensagens , tentarei aos poucos agradecer todas) visitas e ações, mas a ti meu Amor devo a gratidão maior – a de me teres salvo literalmente a Vida! Agora que este meu coração irriga melhor, que seja só para te dar ainda mais AMOR, que tanto mereces, minha doce filha Laura», terminou.

Enfarte do miocárdio: o que é, quais as causas e como preveni-lo

O enfarte do miocárdio é o nome técnico do chamado «ataque cardíaco». Tal acontece quando uma ou mais artérias que irrigam o coração ficam bloqueadas, fazendo com que o coração não receba sangue e oxigénio nas quantidades de que necessita. Nestas condições, as células da área do coração afetada morrem, explica o site da CUF.

Por isso, tal como aconteceu com Maria Rueff, a pessoa afetada tem de receber tratamento médico de imediato. Quando mais tempo passar, menores são as possibilidades de recuperação.

Saiba mais aqui.

 

Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram