A pele oleosa é um problema que afeta muitos portugueses e há cada vez mais a preocupação de o resolver. A oleosidade é provocada pelo excesso de produção de sebo e reflete-se em excesso de brilho na zona T [testa, nariz e queixo]. Este também é um tipo de pele com tendência acneica e onde aparecem cravos, pontos negros e borbulhinhas com frequência.
A pele oleosa é, por norma, um problema genético, mas também pode ser devido a fatores hormonais ou ao estilo de vida que a pessoa leve: a alimentação e a atividade física podem ter influência na oleosidade. No entanto, há um aspeto positivo em ter a pele oleosa: as rugas aparecem mais tarde e são sempre menos vincadas.
A doutora Domenique Ferreira, especialista em medicina estética e dermocosmetologia, explicou ao site da VIP como se deve limpar corretamente, e diariamente, a pele oleosa para que esta não tenha excesso de brilho e fique livre de impurezas. Confira as explicações e adote os truques para manter a pele perfeita.
Sabões e falta de hidratação: os maiores inimigos da pele oleosa
Ao contrário do que se possa pensar, lavar a pele em excesso provoca mais sebo. Os sabões e a água secam a pele, que ativa automaticamente os mecanismos que produzem gordura e óleo. O ideal é lavar o rosto apenas duas vezes por dia: ao acordar e ao deitar. Os sabões não são os melhores amigos da pele oleosa. O melhor é utilizar produtos adequados ao tipo de pele.
Outro erro comum é evitar usar cremes hidratantes por achar que vai provocar mais oleosidade. Errado. Sem hidratação, o rosto vai precisar de mais sebo e produzi-lo. O ideal é escolher cremes hidratantes indicados para o rosto, que não possuem óleos e não aumentam o brilho.
A forma correta de limpar a pele oleosa
Para limpar a pele oleosa é necessário seguir três passos importantes diariamente. O primeiro é limpar o rosto com água micelar. Para remover a maquilhagem ou para limpar as impurezas, as toalhitas ou tónicos de limpeza não são recomendados para quem tem a pele oleosa. O ideal é utilizar água micelar, que atrai naturalmente a gordura e a sujidade. Use um disco de algodão e limpe o rosto sem esfregar, com toques delicados.
O segundo passo a seguir é aplicar um tónico. Muitos especialistas são contra esta medida, mas se usar um tónico apropriado ao tipo de pele e for aplicado com cuidado, exatamente da mesma forma que a água micelar [com um pedaço de algodão e com muito cuidado], este ajuda a remover a concentração de gordura acumulada nos poros mais abertos.
O último passo utilizar um produto hidratante. O ideal é usar um creme apropriado ao rosto e ao tipo de pele oleosa. Desta forma, evita-se utilizar cremes gordurosos, à base de óleos hidratantes, e é possível controlar a produção de sebo.
Limpeza periódica: os esfoliantes
Quem tem a pele oleosa não deve utilizar esfoliantes com frequência. O ideal é utilizar uma vez por semana e, à medida que a condição da pele for melhorando, aumentar a distância de utilização para 15 dias e depois fazer apenas uma vez por mês. Apesar desta condição, é importante fazer esfoliação para eliminar as células mortas e o excesso de impurezas.
Sempre que recorrer a um esfoliante, é preciso ter outros cuidados em atenção, como por exemplo, usar água micelar e hidratar muito bem a pele após a aplicação do esfoliante. A ordem correta da utilização é: primeiro, a água micelar, depois o esfoliante, um tónico, fazer uma máscara especial para pele hidratante e, por fim, colocar um creme ou gel hidratante. Os cremes à base de água e o gel são os produtos mais adequados.
Proteção Solar e toalhetes anti-brilho
Os toalhetes anti-brilho são, sem dúvida os melhores amigos da pele oleosa. Mesmo com uma limpeza adequada, é normal que a pele oleosa continue a produzir algum excesso de sebo ao longo do dia. O ideal é usar lenços anti-brilho. Estes toalhetes são sexos e retiram o excesso de gordura que a pele produz diariamente. Podem ser utilizados várias vezes ao dia. É só encostar os toalhetes às zonas do rosto com mais sebo e deixar durante os segundos. Depois é só tirar. Se os lenços forem de qualidade, não vão retirar a maquilhagem.
Usar cremes com proteção solar indicados para o rosto também é importante para proteger a pele e mantê-la limpa e menos oleosa por mais tempo.
VEJA AINDA: Maquilhagem: o maior erro na hora de se pôr bonita
Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”