A rainha Letizia tem um corpo invejável e gosta de manter a boa forma física. A rainha de Espanha, de 47 anos, tem muito interesse em nutrição e alimentação e sabe-se agora que é a própria mulher do rei Felipe que decide o que se come no Palácio da Zarzuela.
A mãe da princesa Leonor e da infanta Sofia desenha ao pormenor a ementa real e nem os funcionários escapam! Isto porque Letizia preocupa-se com a saúde da família e de quem trabalha com ela, por isso implementou uma dieta regrada, à base de produtos frescos, naturais e orgânicos.
Nos últimos tempos, a mulher do rei de Espanha tem dedicado muito do seu tempo livre a estudar os benefícios e malefícios dos alimentos e conseguir excluir da ementa real espanhola tudo aquilo que possa ser prejudicial para a saúde, dado especial atenção aos alimentos ricos vitaminas e proteínas.
Letizia é, atualmente, a Embaixadora Especial para a Nutrição do FAO e em todas as conferências e eventos em que participa aproveita para tirar dúvidas e trocar ideias com os especialistas em alimentação saudável. É também nestas alturas que a rainha aproveita para aprender a confecionar alguns pratos saudáveis e deliciosos.
Letizia: uma verdadeira ajudante de cozinha
A rainha de Espanha trabalha ativamente na cozinha do Palácio da Zarzuela para ajudar os funcionários a delinear a ementa e, por vezes, aproveita para assistir à confeção e dar uma ajuda.
Pode-se dizer que a mãe de Leonor, de 14 anos, e de Sofia, de 12, revolucionou a cozinha no Palácio Real. O armário está recheado de produtos naturais e quase todos nacionais. Também é importante referir que a monarca investiu bastante na horta real, onde pode encontrar verduras, hortaliças, legumes e plantas aromáticas frescas.
A dieta da rainha inclui algas
Letizia adora açafrão, frutos vermelhos, chá verde e salmão selvagem. Estes são, provavelmente, os ingredientes e alimentos que mais frequentemente se pode encontrar na mesa real. Congelados e alimentos processados foram completamente excluídos da ementa, mas, em raras exceções, os reis de Espanha podem recorrer a este tipo de alimentação.
Uma das medidas mais ‘drásticas’ que Letizia tomou foi proibir pastelaria e padaria externa: todos os doces e pães são confecionados no palácio real, para evitar o consumo excessivo de sal ou de açúcar.
A ex-jornalista é uma grande fã da dieta mediterrânea, mas aproveita para acrescentar uns ingredientes exóticos com benefícios para a saúde.
Neste sentido, Letizia adotou alguns super-alimentos bem especiais e pouco utilizados na cozinha tradicional, como a maca peruana, as sementes de chia, os cogumelos reishi, antioxidantes e diuréticos, a spirulina e as algas nori, kombu e hiziki, que a monarca adora acrescentar às saladas e aos pratos de peixe.
Segundo a revista Hola! Este tipo de alimentação regrada e saudável foi aconselhada pelo doutor estaduniense Perricone, autor da Dieta Perricone, que é seguida por muitos famosos de Hollywood. Além de super saudável, esta é uma dieta anti-envelhecimento, uma vez que não contém gorduras saturadas nem açúcares adicionais.
Além da alimentação, Letizia também é a responsável por pôr a Casa Real espanhola em forma. Segundo fontes próximas da realeza, a rainha de Espanha desfruta do ginásio que tem em casa na companhia das filhas e do marido, e sempre que possível «obriga-os» a sair para fazerem caminhadas em família ou andarem de bicicleta.
Texto: Mafalda Mourão ; Fotos: Reuters
VEJA AINDA: Os segredos das mulheres reais para usar saltos sem magoar os pés
LEIA TAMBÉM: Princesa Leonor acusada de receber ordenado «exagerado para uma criança»
Siga a Revista VIP no Instagram