(artigo escrito originalmente a 14 de novembro de 2018)
«Diabética, doente, doente diabética… Não, não sou ‘a diabética’, também não sou ‘a doente’, e muito menos a ‘doente diabética’. Sou a Alexandra e sim, tenho uma doença crónica. Sou a Alexandra e sim, tenho diabetes tipo 1.» É desta forma que Alexandra Costa de Matos se apresenta no site Sim, Tenho Diabetes.
Aos 34 anos está grávida. Uma gravidez planeada e que, devido à doença que tem desde os dez anos, teve de ter cuidados especiais. «Devemos ter consultas de pré-concepção de forma a chegarmos a um controlo metabólico seguro para engravidar. Isto é, com os valores de glicemia o mais próximos possível do normal, com valores aproximados às pessoas sem diabetes. Estamos a falar de uma análise laboratorial com o nome Hemoglobina A1C, que nos dá uma média de glicemia dos últimos três meses que, antes de engravidarmos, deverá ter um valor abaixo de 6,5 por cento (este valor é o recomendado, no entanto, cada equipa de saúde deverá encontrar o valor ideal para cada mulher), de forma a reduzir riscos congénitos», explica ao site Crescer, apoiada pela médica que a acompanha, a Dra. Raquel Carvalho, endocrinologista do Hospital de Santa Maria.
«Uma mulher diabética deve planear e preparar a gravidez: idealmente deve ter um controlo metabólico ótimo aquando da concepção. O esquema adequado para cada mulher em pré-concepção depende da sua situação em particular e do tipo de diabetes que tem. É muito importante serem rastreadas as complicações micro e macrovasculares no período pre-concepcional para estratificarmos o risco de complicações durante a gestação para a mãe e para o feto/ bebé. Para além do já mencionado, é fundamental rever todos os fármacos: alguns anti-hipertensores e os medicamentos ‘para o colesterol’ não podem ser usados na gravidez e deverão ser suspensos / substituídos no período pre-concepcional», começa por dar a conhecer.
Leia aqui o artigo na íntegra.
Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”