Fernanda Serrano sobre o divórcio
Filha de 11 anos foi «a voz do bom senso»

Nacional

Fernanda Serrano e Pedro Miguel Ramos divorciaram-se no mês de maio, ao fim de 15 anos de casamento. A atriz conta como reagiram os filhos a este momento mais delicado

Sáb, 09/11/2019 - 17:30

Fernanda Serrano e Pedro Miguel Ramos puseram um ponto final no amor que os unia há mais de 15 anos no passado mês de maio. A atriz, de 45 anos, está confiante e acredita que, apesar de ainda «não estar totalmente feliz», o futuro promete ser risonho. 

«Acredito que o fim consciente há de ser por uma melhoria, por um melhor amanhã. Se nesta altura não estamos totalmente felizes, temos de dar dois passos atrás para, posteriormente, dar três em frente», começa por dizer numa entrevista à revista de Vanessa Martins

Mãe de quatro filhos, Santiago, de 14 anos, Laura, de 11, Maria Luísa, de dez, e Caetana, de quatro, Fernanda Serrano revela que os meninos a apoiaram neste fase familiar delicada. 

«Até eles, que são crianças, querem sentir a mãe e o pai mais felizes. Eles estão dispostos a abdicar do seu próprio bem-estar, para que os pais fiquem numa situação mais favorável, mais confortável para si próprios, para que voltem a ter uma vida mais cor-de-rosa. E é muito bonito ver isso nas crianças.»

A filha mais velha, Laura, de 11 anos, teve um papel fulcral neste momento mais complicado. Apesar da jovem idade, a menina foi, muitas vez, «a voz do bom senso», conta a atriz.

«A minha filha mais velha, a Laura, é a mais próxima de mim e acaba não só por ser filha, mas também amiga, (…) foi uma peça muito forte e muito importante neste processo e acabou por ser, em muitos momentos, a voz do bom senso. Não tendo a experiência de relação, conseguiu ter uma visão tão acertada em tantas coisas… é mesmo bom.»

«Digo-lhes para encontrarem o amor da forma bonita»

Sobre os ensinamentos de amor que tenta transmitir aos filhos, Fernanda Serrano conta: «Digo-lhes para encontrarem o amor da forma bonita que ele deve e tem de ser vivido. As minhas filhas ainda estão na fase em que dizem que não têm namorado, ainda são muito pequeninas.»

Porém, considera que ninguém deve continuar um casamento que não está a correr da melhor forma e sacrificar-se pela família. 

«Em relação a tudo o que os outros vão pensar, se vão achar que é um falhanço ou que não correu bem, eu, honestamente, acho que a tomada deste tipo de decisões é algo mais corajoso do que propriamente triste e penoso.»

Por fim, a atriz conclui, sem remorsos, que teve um casamento feliz e está orgulhosa da família que construiu ao lado de Pedro Miguel Ramos durante 15 anos. «Tive um casamento feliz e muito desejado e tenho uma família linda e muito feliz também.»

 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram