Pedro Lima
Incentiva filho e jovens a votarem nas Legislativas

Nacional

O ator usou as redes sociais para apelar ao voto por parte dos jovens nas Legislativas.

Dom, 06/10/2019 - 18:00

As eleições legislativas portuguesas de 2019 acontecem este domingo, 6 de outubro, e Pedro Lima não deixou passar a data em branco, fazendo um apelo aos jovens. 

Através das redes sociais, o ator incentivou o filho mais velho, João Francisco, de 20 anos, a exercer o direito de voto, acreditando assim estar a apelar a que outros jovens da mesma idade façam o mesmo. 

«Filho, sei que hoje é domingo, estás cansado porque a semana foi dura e ontem foste sair com os teus amigos, tomaste umas cervejas e, se calhar, apetece-te ficar estendido no sofá o dia todo a ver jogos do mundial de rugby.

Acontece que hoje é dia de eleições para a Assembleia da República, o órgão onde se propõem, discutem e aprovam as leis que regulam a nossa sociedade», começa por dizer.

«A possibilidade de votar é historicamente muito recente e a democracia foi a melhor forma que humanidade conseguiu inventar até agora para a organização política do estado. Hoje podes sair de casa, dirigir-te à tua assembleia de voto e escolher o teu representante no Parlamento (Assembleia da República), votando no partido a que ele pertence.

Eu sei que talvez não saibas qual é o candidato que gostarias de ver representar-te porque nenhum deles abordou na campanha assuntos que realmente despertassem o teu interesse. Sabes porquê?
Porque os partidos estão informados acerca de quem votou nas eleições anteriores e a maioria dos jovens da tua idade não se deu ao trabalho de ir votar.

Como, nesta fase, o objetivo dos partidos é ganhar eleições, eles dirigem o discurso aos eleitores com mais de 40 anos porque sabem que eles é que se dão ao trabalho de ir votar.
Se, desta vez, a malta da tua idade votar em massa, vais ver que, nas próximas eleições, os candidatos já vão abordar assuntos que realmente vos interessem», termina. 

As mesas de voto fecham às 19h00 em Portugal Continental e na Madeira, enquanto nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.

Esta é a 16.ª vez que os portugueses são chamados a votar em legislativas, concorrendo a estas eleições um número recorde de forças políticas — 20 partidos e uma coligação — embora apenas 15 se apresentem a todos os círculos eleitorais.

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: DR e Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram