Não é segredo para ninguém que a Rainha Isabel II preza muito pelas regras de etiqueta e pelos protocolos reais. Para a monarca, de 93 anos, há regras dentro da família real britânica que não devem em qualquer circunstância serem quebradas, e a hora da refeição não é exceção!
A hora da refeição, principalmente o jantar, no seio da Casa Real é um momento muito importante. Uma das regras que deve ser cumprida para estar à mesa com a rainha Isabel II é nunca tirar os olhos dela. Literalmente! Isto porque, de acordo com a etiqueta real, quem tiver a honra de jantar com a monarca [incluindo os membros da sua família], deve parar de comer sempre que a rainha parar.
A refeição acaba quando a rainha Isabel II quiser e quando esta decidir que não quer comer mais, ninguém mais deve comer. Quem revela isto é o ex-chef da família real britânica Darry McGrady. Em declarações à revista Hola, o ex-funcionário da rainha Isabel II revelou ainda quais são as iguarias preferidas da rainha e as respostas surpreenderam.
Os pratos preferidos da rainha
Ao contrário do que se possa pensar, tendo em conta que é rainha e tem a possibilidade de comer aquilo que quiser, a mãe do príncipe Carlos «não é grande fã de comida». A avó de William e Harry não é bom garfo. Na verdade, e segundo o chef, é bastante esquisita e não varia muito na ementa.
Darren McGrady contou que todas as semanas era apresentado um cardápio com possíveis ementas para a rainha Isabel II escolher as refeições que queria e que a monarca riscava quase tudo. Por vezes ela própria escrevia o que queria, para evitar confusões.
Na pequena lista de pratos preferidos da monarca está o crème brulee com laranja, que o ex-chef revela ser o prato de eleição para quando janta com o príncipe André, uma vez que ambos adora a iguaria.
«Para um prato principal, a rainha adora caça, como por exemplo bife gaélico, bife com molho de uísque e cogumelos, principalmente se for de carne de veado», contou Darren, acrescentando que a rainha adora patê, principalmente de «salmão fumado, truta e cavala.»
A paixão pelo chocolate
Darren McGrady acrescentou ainda que o monarca também uma paixão por chocolate: «Ela é absolutamente chocolátra. Qualquer coisa que colocássemos no cardápio com chocolate, ela escolheria, especialmente a torta de chocolate.»
Darren esclarece declarações sobre a rainha beber álcool
O ex-chef já tinha falado com os meios de comunicação sobre a rainha anteriormente. Darren McGrady revelou que a rainha Isabel II não bebe muito álcool, como havia ter sido relatado, e que a monarca nem sequer aprecia qualquer tipo de bebida alcoólica. «Aquilo que eu disse na altura foi que ela gosta de beber gin tónico e de Dubonnet. São as bebidas favoritas dela. Mas, como é óbvio, ela não acorda de manhã e bebe gin. Só bebe uma vez por dia, à noite. Se bebesse tanto quanto dizem estava em modo conserva», conclui.
Texto: redação WIN/Conteúdos Digitais; Fotos: reuters
Siga a Revista VIP no Instagram