A Amazónia, a maior floresta tropical do mundo que possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta, está a arder há várias semanas. De acordo com a imprensa brasileira, que cita dados do “Programa de Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma (conjunto de ecossistemas) mais afetado é o da Amazónia, com 51,9% dos casos, seguindo-se o cerrado – ecossistema que cobre um quarto do território do Brasil – com 30,7% dos focos registados no ano.
Incêndios no Brasil
O número de incêndios no Brasil cresceu 70% este ano, em comparação com período homólogo de 2018, tendo o país registado 66,9 mil focos até ao passado domingo, com a Amazónia a ser o bioma mais afetado. Segundo o portal de notícias UOL, em números absolutos, Mato Grosso é o estado com mais focos de incêndio registados no Brasil, com 13.109, sendo seguido pelo Pará, com 7.975. No início de agosto, o governo do Amazonas decretou situação de emergência no sul do estado e na Região Metropolitana de Manaus devido ao “impacto negativo da desflorestação ilegal e queimadas não autorizadas”.
Veja mais aqui sobre este tema.
Famosos chocados e solidários com a Amazónia
A notícia de que a Amazónia está a arder correu o mundo inteiro em minutos. Claúdia Vieira, Miguel Cristovinho, José Fidalgo, Vasco Palmeirim, António Raminhos, Andreia Rodrigues, Filipe Pinto, Rogério Samora, Heitor Lourenço, Luciana Abreu, Tiago Aldeia, Filomena Cautela, Pedro Carvalho, Leonor Poeiras, e Manuel Marques são alguns dos rostos portugueses que não ficaram indiferentes a esta tragédia.
Nas redes sociais são publicados centenas de textos onde revolta é o sentimento de maior destaque. António Raminhos não foi exceção.
«Não podemos mudar os deles, mas podemos mudar os nossos»
«Mostrem esta po*** aos vossos filhos. Não somos feitos para viver em florestas de cimento, num consumo louco de junk food e aparelhos nos olhos. Mostrem esta porra aos vossos filhos, mas nos olhos. Contem-lhes a verdade, porque somos nós (e eles) que vamos ter de mudar isto. A Amazónia é um símbolo de tudo aquilo que foi criado e nos dá vida, por dentro e por fora. Esta semana, é também um sinónimo de para onde o mundo pode caminhar. As queimadas aumentaram 80% em relação ao ano passado (confirmado por várias instituições) e muitas resultaram em fogos descontrolados de gente que quer espaco para o gado, agricultura e criação de condomínios. Uns culpam Bolsonaro, Bolsonaro diz que são as ONG e entretanto lá vai ardendo. Mostrem… eu já mostrei e inclusivamente, já foram a um bosque aqui perto ver toda a devastação causada por um incêndio. Não por curiosidade, mas para que compreendessem. Não podemos mudar os deles, mas podemos mudar os nossos», pode ler-se.
O humorista tocou centenas de seguidores e só com esta pubicação somou mais de 50 mil ‘gostos’, recebendo ainda diversos comentários de outras figuras públicas.
Texto Redação WIN, Fotos: Redes Socias
Siga a Revista VIP no Instagram