Lady Gaga
Cantora acusada de plágio e vítima de chantagem

Internacional

Lady Gaga enfrenta novo escândalo! Um compositor norte-americano diz que a música Shallow, do filme Assim Nasce Uma Estrela, é plágio de uma canção da sua autoria e quis que a cantora lhe pagasse milhões de dólares para abafar o caso.

Seg, 12/08/2019 - 14:50

O nome de Lady Gaga está novamente envolvido em polémica. Depois de ter sido apontada como a causadora do fim da relação de Bradley Cooper e Irina Shayk, a cantora é agora acusada de plágio e está a ser vítima de chantagem. 

O site Page Six revela que um compositor chamado Steve Ronsen garante que a música Shallow, o tema principal do filme Assim Nasce Uma Estrela, é um plágio da música Almost, da sua autoria, que foi lançada em 2012. 

Rosen afirma que foi copiada uma progressão de três notas da sua canção e, segundo o mesmo site, o advogado do compositor, Mark D. Shirian, terá mesmo contactado Lady Gaga para esta chegar a um acordo: ou esta pagaria vários milhões de dólares ou Rosen tornaria público este escândalo. 

«Num esforço para resolver esta questão amigavelmente, há vários meses, o meu escritório forneceu à equipa jurídica de Lady Gaga um relatório oficial de um musicólogo e professor reconhecido e respeitado, que determinou que existem semelhanças temporais, melódicas, rítmicas e harmónicas entre os dois trechos das músicas em questão. Já pedimos várias vezes para nos responderem com o relatório de um musicólogo que tenha uma visão oposta, mas ainda não nos entregaram nada», afirmou Mark D. Shirian através de comunicado. 

Segundo o mesmo site, Lady Gaga não está disposta a ceder a esta  chantagem e já contratou o prestigiado advogado Orin Snyder para resolver o assunto. «O senhor Ronsen está a tentar ganhar dinheiro facilmente com a ajuda de uma cantora de grande sucesso. É vergonhoso! Aplaudo a Lady Gaga por ter a coragem e a integridade de defender todos os artistas que se encontram a passar pelo mesmo. Se o senhor Shirian continuar com este caso, Lady Gaga vai lutar até ao fim», garantiu o defensor da cantora. 

Para já, ainda não se sabe se Steve Ronsen vai cumprir as suas ameaças contra Lady Gaga, mas o assunto já faz correr rios de tinta na imprensa internacional.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a cantora é acusada de plágio. Em 2011, passou pelo mesmo escândalo com a música Judas, do álbum Born This Way, mas ganhou o processo em tribunal. 

 

Compare as músicas:

 

 

 

 

Leia mais: https://www.vip.pt/lady-gaga-apanhada-aos-beijos-com-um-homem-que-nao-e-bradley-cooper

 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reuters

 

Siga a Revista VIP no Instagram