Fernanda Serrano desmancha-se em confidências
«‘Toma, é o teu filho, agora ama-o’… e eu não consegui»

Nacional

Fernanda Serrano foi apresentadora por um dia, ao assumir a emissão desta quinta-feira, dia 27 de junho de «A Tarde É Sua». A Jessica Athayde, a ex-mulher de Pedro Miguel Ramos assumiu que não amou os filhos no primeiro segundo em que os viu.

Qui, 27/06/2019 - 19:14

Fernanda Serrano, de 45 anos, conduziu a emissão de A Tarde É Sua, nesta quinta-feira, dia 27 de junho. Logo na abertura da emissão, a atriz justificou que Fátima Lopes – a apresentadora oficial do formato – tinha precisado de uma tarde de folga e, por esse motivo, era ela quem iria estar na companhia dos espectadores da TVI, naquele horário.

Numa emissão que durou, aproximadamente, quatro horas, Fernanda Serrano começou por dar as boas-vindas a Jessica Athayde. «É um prazer ter-te aqui como amiga, como colega e, agora, como mãe», começou por dizer a apresentadora, no início de uma conversa que viria a tornar-se muito reveladora…

O diálogo, recheado de muitas confidências, permitiu descobrir novos dados sobre a vida de Fernanda. A atriz, que assumiu ser extratamente discreta, acabou por se «auto-denunciar» no decorrer da entrevista. «Eu fico ali muito fechada na minha concha. Partilho pouco da minha vida», dizia, logo no início, a Jessica Athayde, felicitando a colega por conseguir expor, publicamente, certas peripécias do próprio dia-a-dia.

«Aproveitarmos a vida antes faz toda a diferença»

«A Jessica foi quase das primeiras pessoas a saber que eu estava grávida desta minha ‘número quatro’: A Maria Caetana.» Estava, assim, feita a primeira revelação. De recordar que, fruto do seu casamento de longa duração com o empresário Pedro Miguel Ramos, Fernanda Serrano é mãe de quatro crianças: Santiago, de 14 anos, Laura, de 11, Maria Luísa, de 10, e Caetana, de três. A última foi intitulada por «a Zé», quando a atriz estava grávida e ainda não tinha decidido o nome da bebé. A autora da alcunha foi Jessica Athayde e, ainda hoje, a loirinha mantém o nome carinhoso sempre que fala da filha mais nova da colega. 

Fernanda Serrano vai ouvindo o discurso da namorada de Diogo Amaral, encantada com a nova fase da vida da amiga, a quem não se esquece de ir mimando com palavras de conforto. «É tudo normal…» Afinal, é «mãe de quatro» e entende todas as dificuldades na perfeição. A empatia entre as duas é imediata. Já se conhecem desde que contraceram juntas na novela Mulheres, transmitida na TVI em 2014, e a entrevista transmite essa mesma conexão.

«Eu acho que temos uma vida antes e uma vida depois de sermos mães. Eu sinto isso e aproveitarmos a vida antes faz toda a diferença também», comenta a veterana.

«Como é que uma pessoa desaprende uma coisa que fez centenas de vezes?»

Jessica Athayde prossegue o seu discurso, entusiástico. À amiga, conta que não permite que vão a sua casa importunar e fazer a tradicional visita ao recém-nascido, tal como a VIP noticiou aqui. «Eu fiz o mesmo, nós precisamos de um tempo de adaptação… Têm de aceitar», concorda a apresentadora, esclarecendo que tomou exatamente a mesma decisão.

Experiente, Fernanda Serrano relembra que sentiu uma ligeira dificuldade de adaptação, quando esteve um longo período sem ter um bebé em casa. «Tu acreditas? Eu já sou mãe há 14 anos, do Santiago, e depois tive aquele espaço de tempo… o Santiago em 2005, a Laura em 2007, a Maria Luísa em 2009… e, de repente, estive seis anos sem ]engravidar]. Quando voltei a ser mãe, da Caetana, passaram seis anos, eu já não me recordava como colocar uma fralda. Que tolice, como é que uma pessoa desaprende uma coisa que fez centenas de vezes? Centenas! E, de repente, o instinto induz-nos a isso.»

Sem qualquer tipo de preparação profissional para desempenhar o papel de mãe, porque, à semelhança do que aconteceu com Jessica Athayde, também ela não fez cursos nem workshops, Fernanda conta que é daquelas que segue o instinto e foi apanhando pistas que a ajudaram a lidar com as birras dos filhos. «A Caetana calava-se com o barulho da varinha mágica», recorda, bem-disposta.

Fernanda Serrano também ponderou não amamentar

No decorrer da entrevista, Fernanda questiona Jessica no sentido de saber o que sentiu no primeiríssimo instante em que viu o filho, o pequenino Oliver, agora com duas semanas, ainda na sala de partos. A amiga conta, radiante, como foi a experiência a assegura-lhe que, assim que ouviu o primeiro choro, sentiu um amor imenso. Com Fernanda, isso não aconteceu.

«Eu recordo-me que, quando foi o Santiago, assustou-me muito. E o facto de nós sermos atrizes… Eu recordo-me de estar na sala de parto – também de cesariana, e eu fiz quatro – no bloco operatório, não na sala de partos, corrijo, e, de repente, nasce o Santiago! ‘Eu sou atriz, eu vou ter de chorar… vou ter de chorar, porque tenho de me emocionar’», partilha a veterana, percorrendo a memória até ao primeiro parto que experienciou. «Mas a verdade é que isto não aconteceu. Eu não fiquei absolutamente nada emocionada, porque aquilo era um choque! De repente entra-nos uma pessoa pela vida dentro… e ‘toma, é o teu filho, agora ama-o, para sempre e desta forma exacerbada’… E eu não consegui», acabou por admitir a protagonista de Amar Depois de Amar.

A Jessica Athayde, Fernanda diz compreender, perfeitamente, a postura da recém-mamã. «Tu decidiste não amamentar e eu tive momentos em que pensei nisso. Porque me custou bastante. É normal, custa, não vamos agora florear, não é o mais maravilhoso do mundo, de forma alguma». Também a ex-mulher de Pedro Miguel Ramos sentiu dores que não consegue esquecer… «Nos primeiros dez/quinze dias, eu sofri horrores», confidencia Fernanda, que sempre amamentou os filhos.

Texto: Tânia Cabral; Fotos: Impala e Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram