Notre-Dame em chamas
As reações dos famosos à catástrofe histórica

Internacional

A histórica Catedral de Notre-Dame, em Paris, está a ser consumida por um violento incêndio. São vários famosos que estão em choque com esta perda incalculável para o património histórico mundial

Seg, 15/04/2019 - 19:08

A histórica Catedral de Notre-Dame, em Paris, está a arder. As chamas que estão a consumir o monumento histórico são visíveis de vários pontos da cidade francesa. O pináculo central da catedral já desabou.

Esta é uma perda incalculável para o património histórico mundial. A Notre-Dame demorou cerca de dois séculos a ser construída, algo a que os famosos não conseguiram ficar indiferentes. Assim sendo, muitos já reagiram nas redes sociais à ‘perda’ do edifício mais visitado da Europa. 

Eduardo Madeira sentiu-se solidário com os franceses e comparou esta perda incalculável à perde do nosso Mosteiro dos Jerónimos ou da Torre dos Clérigos: «Notre Dame está a arder. Imaginem o que seria o Mosteiro dos Jerónimos ou a Torre dos Clérigos arderem totalmente e ficarem reduzidos a escombros. É isso que sente a França.»

Maria João Batos e o estilista João Rolo partilharam um vídeo impressionante onde se vê o pináculo da catedral a cair e mostraram-se sentidos com esta catástrofe. «Que dia triste. Força Paris!! Uma perda irreparável» afirmou a atriz.

Assita aqui ao vídeo:

Iva Domingues está de coração partido, partilhando uma imagem do momento em que as chamas consumiam o monumento. Heitor Lourenço não conseguia acreditar no que os seus olhos viam. «Isto não pode estar a acontecer!!!!», escreveu. Vanessa Oliveira também não conseguiu ficar indiferente: «Uma dor tão grande!».

Também José Castelo Branco fez questão de deixar uma mensagem de apoio a Paris. «Oh meu deus! Um terrível incêndio está a consumir a Notre-Dame!» afirmou. 

Nas primeiras horas do incêndio, foram consumidas obras de arte com mais de 800 anos. A cinza está a espalhar-se por toda a cidade de Paris. 

Este era o edifício mais visitado da Europa. Estava a ser alvo de obras de restauro. 

 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram