Rita Ribeiro fala sobre os casamentos falhados
«Fiz-lhe a mala e ele foi-se embora»

Nacional

Rita Ribeiro fala ainda sobre o nascimento da primeira filha, Joana, e do pós-parto. «Abriram-me toda e entrei em coma. Estive um dia em coma», conta

Qua, 10/04/2019 - 21:20

Rita Ribeiro, de 64 anos, tem uma vida repleta de altos e baixos. Momentos que jamais esquecerá e que revelou na tarde desta quarta-feira, dia 10 de abril, numa grande entrevista com Júlia Pinheiro

A atriz falou sobre os casamentos terminados, o nascimento das filhas e a cicatriz que a levou a estar em coma durante um dia inteiro. 

Rita Ribeiro começou a namorar com Victor Mamede aos 15 anos. O namoro com o baterista passou ao casamento e, aos 20 anos, a atriz tinha a primeira filha nos braços, Joana

«Fui feliz porque tive a minha filha Joana e fui feliz porque gostava dele. Mas fui percebendo… Ele não queria que eu trabalhasse e isso para mim era impensável. Eu fui a primeira mulher a comprar uma mota Kawasaki, ia para as aulas com uma Kawasaki. Percebi: ‘O que é que eu estava ali a fazer?’», conta. 

A atriz percebeu que os ideais diferentes falavam mais alto do que o amor e acabou por fazer as malas ao marido quando a filha tinha apenas dois meses. «Fiz-lhe a mala e ele foi-se embora.»

«Comecei-me a sentir bonita a partir da altura em que comecei a olhar para dentro de mim»

Não foi uma mulher de grandes amores, mas encantou muitos corações. «Não me apaixonei muitas vezes, mas apaixonavam-se muitas vezes por mim. Eu não me sentia bonita. Comecei-me a sentir bonita a partir da altura em que comecei a olhar para dentro de mim. Isso foi a partir dos 40 anos.»

Rita Ribeiro confessa que nunca gostou de sofrer por amor e só encontrou a paz quando começou a meditar e a olhar para o interior. Até aos 40 anos, Rita viveu uma vida de excessos. 

«Antes que acabassem comigo, eu acabava primeiro que era para não sofrer. Eu trabalhava muito, gastava muito dinheiro, comia, bebia, fumava… Tudo isso eram coisas para eu não olhar para o meu eu interior.»

«Fui avó aos 39 anos e até aos 40 foi uma culminar das emoções.» Foi nesta altura que decidiu mudar de vida e deixar para trás o estado de «adolescente» que vivera até esta idade. 

Hoje, aos 64 anos, Rita Ribeiro é avó de dois netos, Gonçalo e Tiago, e de um bisneto, Salvador.

O coma aos 22 anos

Com 22 anos, Rita Ribeiro passou por um episódio dramático. Um ano depois de dar à luz a filha Joana, a atriz começou a ter dores e acabou por descobrir que tinha problemas na cicatriz da cesariana. 

«Tive a minha filha Joana aos 20 anos e foi de cesariana. Eu fazia uma grande resistência às anestesias e coseram-me a correr», explica.

«Um ano depois comecei a sentir muitas dores a andar, a minha barriga tinha uma cicatriz ao alto. Fui ver e li que quando uma cicatriz está mais escura é mau sinal. Vi que a minha estava escura. Viram-me e fui operada dias depois. Estava a gangrenar [tinha tecidos mortos] por baixo da cicatriz. Abriram-me toda e entrei em coma. Estive um dia em coma.»

Casamento com Hugo Rendas

Rita Ribeiro também foi casada com Hugo Rendas. O matrimónio durou sete anos e deste amor nasceu Maria, a segunda filha da atriz. 

Mas o amor também não resistiu e a separação foi o melhor caminho encontrado para os dois em 2006. «Separarmo-nos foi um ato de amor. Mas foi o grande amor da minha vida.»

Há cerca de um ano, Rita Ribeiro tornou público que sofre de fibromialgia. «Encontrei uma boa médica, não tomo químicos, mudei o meu estilo de vida. Faço exercício, tenho de dormir oito horas. No fundo, tenho de ter uma vida que toda a gente devia ter», explicita. 

A atriz revela que, na altura em que descobriu, «não foi nada fácil». «Os médicos queriam dar-me químicos, mas isso é um paliativo e tira-nos a nossa energia. Em vez de caminharmos para a cura, caminhamos para a doença», termina.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram