A nudez é ainda um tema tabu para muitos pais. Por isso mesmo, a psicóloga clínica Marta Martins explica como é que esta questão deve ser abordada e dá a conhecer as diferentes etapas da curiosidade pelo corpo humano.
Já diz o velho ditado que “de pequenino é que se torce o pepino” e é também de pequenino que começam as grandes curiosidades sobre diferentes questões. E o corpo humano é uma delas.
Muitos pais ficam “encavacados” ou chegam mesmo a desconversar quando o tema “foge” para o cariz mais íntimo, como é exemplo a nudez.
Quando começam as difíceis questões
Segundo a psicóloga clínica Marta Martins é a partir de tenra idade que tudo começa a espoletar. «A partir dos três anos, as crianças vão percebendo que existem diferenças entre meninas e meninos, o que leva a perguntas embaraçosas, mas também à exploração do corpo do outro. Os rapazes, por norma, questionam: “Por que é que a mana não tem pilinha?”. Já as raparigas tendem a ficar intrigadas a observar aquele órgão pendurado no corpo do pai, ou do irmão, procurando tocar e perguntar se também vão ter um igual».
A estas perguntas, muitas vezes “incómodas” e que pai e mãe “empurram” um para o outro, «há que responder» [continue a ler este artigo aqui]
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”