Sílvia Alberto consciente dos sacrifícios de ser mãe
«Nunca mais vou dormir como dormia»

Nacional

Deu à luz há pouco mais de um mês, mas já arregaçou mangas para voltar ao trabalho. Sílvia Alberto desvenda como está a ser a nova fase.

Qua, 13/03/2019 - 9:12

A RTP voltou a convocá-la: La Banda é o programa que marca o regresso de Sílvia Alberto ao trabalho, um mês depois de ter sido mãe. O formato, que se estreia já no dia 7 de abril, é «muito emocionante» e a apresentadora considera que a maternidade tem tudo a ver com isso.

«Eu e a Carolina [Deslandes, uma das juradas], não sei se por termos sido mães há pouco tempo, temos muita dificuldade em conter as emoções quando vemos candidatos que mereciam passar [à próxima fase]. Mas não pode passar toda a gente», começa por revelar.

Um mês depois de ter sido mãe de Pedro, Sílvia Alberto considera-se preparada para este regresso ao pequeno ecrã, mas afirma não ser «de todo um exemplo a seguir»
«Aceitei fazer as audições, mas são poucos dias e consigo conciliar [a maternidade] com toda a ajuda. Obviamente que tive de me reunir de todas as ajudas possíveis. Bem sabemos, na condição de mulheres, que é necessário este período para o bebé», explica, garantindo que não está a trabalhar a 100%.

«Não sou sobrenatural»

Com o nascimento do filho, a apresentadora revela que tudo mudou. «É algo transformador que acontece naturalmente. Há uma outra sensibilidade às histórias de família que aqui nos chegam. Já não é tão fácil ver televisão e passar ao lado de uma história», afirma. E acrescenta: «Costuma dizer-se ‘nasce um filho, nasce uma mãe’ e eu partilho dessa frase.»
A trabalhar apenas alguns dias por semana, a recém-mamã revela que o pai do filho, o espanhol Íñigo de Maria-Tomé Pérez, é uma ajuda essencial. «É uma fase feliz, boa. E, felizmente, há sempre um pai para cuidar dele quando a mãe tem que trabalhar. Quando estou aqui, não há uma divisão [de tarefas], há uma entrega completa», brinca. 

Apesar de estar a viver um ótima fase, existe um período de adaptação ao qual ainda se está a habituar. «É um bebé saudável e muito sereno. Tem sido mais difícil a adaptação à privação do sono mas, por outro lado, é por instinto. Acho que nunca mais vou dormir como dormia, mas também já não quero», assegura. 

Com a maternidade vieram uns quilos extra, mas nada que Sílvia Alberto já não tenha recuperado. Num mês, a apresentadora conseguiu voltar a entrar nas calças que usava antes da gravidez.
O segredo? «Posso só dizer que era um bebé grande e pesado. Até ao nono mês, fiz caminhadas de 5 e 6 quilómetros, na tentativa de que o nascimento se desse. Mas para mim é uma surpresa porque não sou sobrenatural, nem estive assim tão preocupada com isso [a forma física]. De facto, recuperei a minha forma antiga muito rapidamente e isso deixa-me muito feliz», termina.
 
Texto: Sílvia Abreu | Fotos: Zito Colaço

Siga a Revista VIP no Instagram