Sabe o que é a hidroquinona? É uma substância que se encontra em vários produtos de beleza que prometem remover as manchas na pele. Contudo, este produto, usado sem indicação médica, pode ter um efeito indesejado e até piorar o problema.
Tenho em minha casa um exemplo negativo. A minha irmã usou no Brasil, há vários anos, um produto que prometia limpar milagrosamente as manchas na pele, à base de hidroquinona. Inicialmente limpou as manchas, mas depois elas regressaram e ficaram ainda pior. Nunca mais saíram.
A pensar nisso, elaborei este artigo, em conjunto com o dermatologista Thiago Vinicius Ribeiro Cunha, para que as leitoras da VIP fiquem mais informadas.
«A hidroquinona ainda é o ativo clareador mais potente que temos, pois ela inibe diretamente a produção de melanina na pele. Entretanto, pode causar efeitos indesejáveis como dermatite de contacto que pode agravar a mancha. Outros efeitos colaterais incluem manchas brancas, chamadas de leucodermia, ou um quadro mais grave conhecido como ocronose exógena, um acúmulo de pigmento escuro na pele que não tem tratamento. Por esses motivos, o uso da hidroquinona deve sempre ser acompanhado por médico dermatologista e por curtos períodos de tempo. Existem outros clareadores mais seguros que podem ser usados, como ácido tranexâmico, ácido kójico, alfa-arbutim e retinaldeído”, explicou Thiago Vinicius Ribeiro Cunha.
Depois da explicação do dermatologista, elaborei uma lista de de produtos clareadores seguros com base nestas substâncias mais recomendáveis. Percorra a galeria para ver!
Nunca se esqueça: Devemos sempre procurar um dermatologista para avaliar a nossa pele. É o único especialista capacitado para orientar os tratamentos de pele.
-Não se esqueçam de me seguir no instagram @luxobasiquinho
Renata Valença
Siga a Revista VIP no Instagram