Telemóveis, de Conan Osíris, arrecadou apenas sete pontos do júri mas conquistou os doze pontos do público. O vídeo da performance está nas tendências do Youtube e já passou de 1 milhão de visualizações e milhares de comentários.
A música que o jovem levou para o Festival da Canção não deixou ninguém irreverente. «Arrasador! A apresentação geral está incrivelmente boa, superou largamente as minhas expectativas. Eu, que até estava hesitante quanto ao dançarino, agora não quero outra coisa», escreveu um dos internautas.
«A Europa está à tua espera!», «Há quem o chame ridículo, eu chamo-lhe génio», «O início foi arrepiante!», elogiam.
Já no Facebook, os comentários não são nada positivos. Na página oficial da RTP, a canção foi duramente criticada.
«Simplesmente a pior canção de sempre de todos os festivais em Portugal», «Mas aquilo é letra?» ou «Conan? Por favor! Não me digam que é diferente, é rídiculo!», pode ler-se.
O que dizem «lá fora»
Além fronteiras, Telemóveis caiu nas boas graças do público. Entre os comentários, vários estrangeiros mostraram-se efusivos quanto a Conan Osíris, apelando aos portugueses para levarem esta música à Eurovisão.
«Conan roubou o show inteiro», «Vencedor! Por favor não votem no Matay para a final, o júri vai gostar demasiado dele (…) vocês têm um vencedor da Eurovisão aqui!», «Portugal ganha em 2020 outra vez», «O que estão os júris a fazer? Esta obra-prima merece todos os pontos» ou «Conan parece um alien de outro universo. Icónico!», são alguns dos comentários escritos noutras línguas.
Os nossos vizinhos espanhóis também mostraram o seu apoio. «Isto é uma performance. Não é só Portugal que necessita de Conan na Eurovisão, todos necessitamos dele em Tel Aviv», «Não consegui tirar os olhos da atuação», pode ler-se.
«Até no Brasil vamos começar a usar a palavra Telemóvel depois desta canção!», escreveu um comentador brasileiro.
Conan Osíris torna-se um sucesso no Twitter
O hashtag Conan Osíris tem mais de 3 mil tweets. Parece que nessa rede social toda a gente tem algo a dizer sobre o que viu na semifinal deste sábado.
«Podem adorar ou odiar Conan Osíris, mas o que é facto é que ninguém ficou indiferente ao que acabou de acontecer naquele palco», «Conan Osíris tem de representar Portugal na Eurovisão, tem a música mais estranha e também mais viciante. As outras são muito básicas e não se destacam» e «Cheira-me que muita gente escangalhará o telemóvel caso Conan Osiris passe à final (e eu vou gostar de ver isso a acontecer)», partilharam alguns dos utilizadores do Twitter.
«O Conan Osiris está em 2029 e nós em 2019», escreveu outro.
Por outro lado, há quem ataque Conan. «Fico com vontade de partir o telemóvel na cabeça dele» ou «Este menino acha mesmo que isto é música da Eurovisão? Que espasmos são aqueles?», são alguns dos exemplos.
O que é certo é que a música de Conan já está na grande final e irá novamente a votos no dia 2 de março, em Portimão.
Texto: Redação WIN Conteúdos Digitais/ Fotos: RTP e DR