Paula Bollinger
Doou 40 malas de maternidade a mães carenciadas

Nacional

«Gostava que a minha filha se orgulhas-se de mim»

Sex, 01/02/2019 - 17:01

A ideia nasceu há cerca de um ano e pouco, numa altura em que Paula Bollinger, ainda grávida, teve de se deslocar ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, e acabou por conhecer uma jovem mãe carenciada, o que a deixou a pensar em como ajudar outras mães. “Há oito anos que eu já ajudava duas instituições de crianças carenciadas, que são órfãs ou foram retiradas às famílias por algum motivo. No dia 24 de dezembro de 2017 tive de ir às urgências do Garcia de Orta e nessa altura os bombeiros trouxeram uma jovem de 16 anos, cabo-verdiana que já estava com contrações de cinco em cinco minutos.” Com o bebé quase a nascer a enfermeira pediu a primeira muda de roupa à mãe que lhe entregou “uma roupa que trazia num saco de supermercado, toda amassada. Estava toda surrada, gasta e aquilo partiu-me o coração. Nessa altura, fiz uma promessa a Deus: Se a Isabella nascesse bem e o parto corresse bem que Deus podia contar comigo para aumentar esse trabalho de ajuda que eu já fazia.” Isabella nasceu bem e o parto também correu dentro da normalidade. Por isso, a food writer cumpriu a sua promessa. Pouco tempo depois nascia a fundação O Cantinho da Bella, com vista a ajudar algumas instituições reunindo doações de alimentos, roupas, acessórios e produtos para ajudar mães e grávidas carenciadas. 

No passado dia 28 de dezembro de 2018 Paula doou à Ajuda de Mãe, Casa de Sant’Ana, Hospital Garcia da Horta e Maternidade Alfredo da Costa estas 40 malas de maternidade, com tudo o que é necessário para os primeiros dias de vida de 40 bebés cujas mães não tivessem condições. “Queria ter feito esta doação no Dia da Mãe, mas não consegui. Tive de entrar em contacto com marcas, agências de comunicação e organizar tudo, por isso só foi possível recolher tudo e entregar no dia 28 de dezembro.”

Feliz com o resultado, revela: “Esta foi a nossa primeira grande doação, mas todos os meses fazemos doações para cinco instituições e, em casos pontuais, também ajudamos crianças com deficiência”, revela Paula Bollinger.

Por motivos profissionais do marido, António Abrantes, teve de rumar a França, à cidade Nancy, onde o advogado se encontra a dar aulas na universidade: “Está a dar aulas de Gestão e a fazer investigação. Era uma grande oportunidade para ele e eu não podia dizer que não”, conta a blogger. Paula Bollinger revela ainda que não tem sido uma adaptação fácil: “É uma nova vida e com uma bebezinha tudo custa muito mais. Além disso, tenho vindo a Portugal mês sim, mês não. Se bem que com a Internet está tudo mais facilitado. Continuo com os mesmos clientes, com os mesmos trabalhos. Não posso reclamar, porque por um lado foi positivo, pois mesmo vivendo fora do País, o meu nome já está consolidado.”

Sobre a filha, que completa um ano no dia 24 de janeiro, disse: “Ela está linda! Já começou a andar. É uma menina muito calma, muito meiga e muito alegre. E mesmo o facto de andar de avião de um lado para o outro não lhe faz confusão nenhuma”, esclarece.

Paula Bollinger decidiu retomar o curso de Pastelaria no Cordon Blue, em Madrid, para se tornar chef e, por isso, tem de viajar com alguma frequência à capital espanhola. “Quero ter este diploma, porque tendo-o – e com o CAF (certificado que permite dar formação) – posso dar aulas a jovens carenciadas que não têm profissão, consigo dar-lhes um certificado para elas poderem vir a ter uma formação profissional e um emprego e poderem sustentar os seus próprios filhos, porque o intuito da fundação não é sustentar as grávidas, mas ensiná-las a caminhar com as suas próprias pernas”, esclarece.

A blogger não esconde a felicidade por estes momentos bons que tem passado, tal como revelou à VIP. “Estou muito feliz, estou com mais energia do que imaginava que iria ter com a maternidade. Gostava que um dia a minha filha olhasse para mim e dissesse: ’Que orgulho que eu tenho da minha mãe’. Para mim é o principal”, remata Paula Bollinger.  

Texto: Carla Vidal Dias; Fotos: Tito Calado 

Siga a Revista VIP no Instagram