Lázaro Alves Gutiérrez. Assim se chama um dos oito mineiros que está a arriscar a vida para resgatar Julen. Filho de um português, natural de Bragança, Lázaro decidiu ingressar a Brigada de Salvamento, depois da dramática morte do pai, Eduardo Augusto Alves.
A 31 de agosto de 1995, Eduardo desceu a 400 metros de profundidade, para trabalhar. Já passava das três da manhã, quando aconteceu uma explosão provocada por uma mistura de gás de metano e ar. Eduardo morreu, assim como outros 13 mineiros, naquela que ficou conhecida como a ‘Noite Negra’ ou ‘A tragédia de Nicolasa’.
Na altura do acidente, Lázaro não tinha ainda dez anos de idade. Mas, a criança acabou por escolher um futuro semelhante ao do pai e tornar-se mineiro. Está agora a ser considerado um herói porque é um dos mineiros que escava a galeria de acesso ao local onde caiu Julen, de apenas dois anos, no dia 13 de janeiro.
Nas primeiras horas de trabalho, os mineiros destacados já conseguiram percorrer uma distância considerável. O menino de dois anos estará, agora, mais perto de ser resgatado.
Clique aqui para saber mais pormenores sobre esta operação arriscada que está a emocionar o mundo
Siga a Revista VIP no Instagram