Perder peso depois dos 40
Como deixar de engordar do ar?

Saúde e Beleza

Especialista explica os truques para combater o aumento de peso depois dos 40

Qua, 16/01/2019 - 15:10

A especialista em tratamentos para perda de peso Dra. Sinthia Puttini explica porque é que ‘engordar do ar’ se torna uma realidade com o passar dos anos.

Para a grande maioria das mulheres, a entrada nos “entas” caracteriza-se pela facilidade em engordar e maior dificuldade em perder peso. De facto, os 40 anos são um marco na vida da mulher devido a todo um conjunto de mudanças que se iniciam: o organismo prepara-se para entrar na fase da pré-menopausa, o metabolismo diminui, bem como a quantidade de massa magra (músculo).

Com a entrada no período de pré-menopausa e a consequente diminuição dos níveis de estrogénio e progesterona, as mulheres são confrontadas com um conjunto de mudanças hormonais que resultam não só no aumento da fome, mas também no crescente desejo de alimentos mais calóricos.

Ora, se por um lado a fome aumenta, por outro, a quantidade de calorias que necessita de consumir para cumprir as atividades do seu dia-a-dia, diminui com o passar dos anos. Portanto, se mantiver aos 40 os mesmos hábitos alimentares que tinha aos 30, irá aumentar de peso.

“Engordar do ar” torna-se uma realidade quando necessita de consumir menos, mas o seu corpo pede mais.

Simultaneamente, a capacidade de manter o peso ou mesmo emagrecer é também afetada pela perda de massa magra característica desta altura, uma vez que com menos músculo, queimamos menos calorias e o organismo começa a armazenar mais gordura.

Então e agora?

Se tem de comer menos, mas as mudanças pelas quais está a passar a impelem a comer mais, como emagrecer? Optar por dietas que a levem a cortar certos alimentos não será eficaz, pois na primeira oportunidade que tiver irá consumir tudo aquilo a que se privou. É importante que reaprenda a alimentar-se, perdendo peso dessa forma e maximizando esses resultados ao adotar uma nova alimentação e estilo de vida, que respeitem as novas necessidades do seu corpo.  

Continue a ler este artigo aqui.  

Siga a Revista VIP no Instagram