Manuela Cassola
Morreu a governanta da série da TVI Inspector Max

Nacional

Manuela Cassola morreu esta quarta-feira, 26 de dezembro, aos 93 anos. A atriz teve uma longa carreira nos palcos mas celebrizou-se na série Inspector Max.

Qua, 26/12/2018 - 19:03

Manuela Cassola morreu esta quarta-feira em Portalegre. A morte da atriz, de 93 anos, foi confirmada à agência Lusa por uma fonte do hospital daquela cidade alentejana. Com uma longa carreira no teatro, foi já na fase final do seu percurso profissional que se notabilizou junto do grande público, na série da TVI, Inspector Max, transmitida originalmente entre 2004 e 2005.

No Facebook, a filha de Manuela Cassola confirmou o falecimento da mãe e deixou um longo testemunho sobre a atriz. «Teve uma vida sempre independente até ao último dos seus dias, um amor enorme pelo teatro e pela sua arte», pode ler-se.

 

«E assim morreu a minha mãe, com o seu gatinho no seu colo e sentada na sua cadeira. Na sua cidade onde nasceu e à qual voltou para viver os seus últimos dias. Ainda há dias fomos ver um espectáculo de musica portuguesa lindíssimo no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, onde se irá fazer uma exposição dedicada á sua vida e carreira. E no final soltou um valente ‘bravo’, tão feliz que estava. E dizia-me, ‘temos que dar força aos músicos e cantores no palco’. Deu-me uns rebuçadinhos do doutor Bayer antes de a deixar. Desci as escadas da sua casa e ela foi à janela para se despedir de mim. Agora é a minha vez mãe de te dizer ‘bravo’ também a ti, pela tua coragem e luta pela tua arte. ‘Bravo’, mãe querida.».

Uma carreira na TV com cinco décadas

Manuela Cassola estreou-se em televisão em 1966, em Estrela Circulação. Fez séries e novelas para os três canais generalistas: A Relíquia, Passerelle, A Minha Sogra é uma Bruxa, Liberdade 21, Bem-Vindos a Beirais (RTP), O Olhar da Serpente, Malucos do Riso, Laços de Sangue, Rainha das Flores (SIC), Filha do Mar, Ana e os Sete, O Bando dos Quatro, Tu e Eu (TVI). A última apartição televisiva aconteceu na novela da SIC, Espelho d’Água, em 2017. 

 

 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais | Fotos: redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram