Marcelo Rebelo de Sousa celebra 70 anos
A história e as curiosidades da vida do «Presidente dos Afetos»

Nacional

O Presidente da República Portuguesa está de Parabéns. Uma vida recheada de paixões e de dedicação ao trabalho. Conhecido por ser o «rei das selfies e dos afetos», Marcelo Rebelo de Sousa vai passar o dia resguardado.

Qua, 12/12/2018 - 7:30

Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa comemora, esta quarta-feira, dia 12 de dezembro, o 70.º aniversário.

O rosto incontornável da política portuguesa nasceu em Lisboa, a 12 de dezembro de 1948, porém está fortemente ligado a Celorico de Basto, no distrito de Braga, onde tem raízes familiares. António e Pedro Rebelo de Sousa são os seus dois irmãos, mais novos.

Filho de Maria das Neves Fernandes Duarte e Baltazar Leite Rebelo de Sousa, sempre foi o «filho protegido da mãe, enquanto os irmãos eram mais do pai», como se lê na biografia de Marcelo. Um curiosidade: o nome Marcelo foi escolhido em honra de Marcello Caetano, último Presidente do Conselho do Estado Novo, amigo da família e padrinho de casamento dos pais do atual chefe de Estado.

O professor catedrático foi criado num ambiente de requinte e luxo, apesar dos pais terem vivido, em tempos, com as dificuldades normais de uma classe média promissora.

 

Primeira namorada aos 12 anos 

Aos 12 anos teve a primeira namorada, Isabel Coelho Alves. O pedido de namoro aconteceu durante uma aula de ténis, na Escola de Ténis do Estoril. Namoraram cerca de dois anos.

Com 24 anos casou-se com Ana Cristina Motta Veiga, a primeira e única mulher do antigo comentador da TVI. Conheceram-se numa festa de Natal, organizada pela família da mulher, mas só umas semanas depois, numa matinée, é que o «tímido» Chefe do Estado ganhou coragem e convidou-a para dançar. Na altura, Cristina namorava com o tenente da marinha João Bandeira Enes. O tenente estava embarcado quando Ana Cristina Motta Veiga começou a namorar, ao mesmo tempo, com o ex-líder do PSD.

O único casamento da vida do Presidente 

O casamento aconteceu no dia 22 de julho de 1972. No entanto, oito anos mais tarde, separam-se, já com dois filhos, Nuno e Sofia Motta Veiga Rebelo de Sousa. Marcelo tem quatro netos, todos da parte do filho.

A namorada de longa data 

Pouco tempo depois de se divorciar, em 1981, Marcelo começou a namorar com Rita Amaral Cabral. A relação dura até aos dias de hoje, mas nunca se quiseram casar, nem viver juntos.

O antigo ministro dos assuntos parlamentares, entre 1996 e 1999, licenciou-se em Direito, em 1971, e doutorou-se em Ciências Jurídico-Políticas, em 1984. O seu nome faz parte da história da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde começou a lecionar em 1990. De lá só saiu quando se tornou Presidente da República, em 2016.

O «Presidente dos Afetos»

Trata-se do vigésimo Presidente da República Portuguesa, quinto após o 25 de abril de 1974. Venceu as eleições à primeira volta e tem feito as delícias dos portugueses, quer pela simpatia, quer pelas «selfies – as marcelfies» que tira com os fãs, que são já a sua imagem de marca. Aliás, Marcelo já é conhecido com o «Presidente dos afetos».

Como Marcelo vai passar o dia de aniversário 

O site da VIP contactou um dos assessores de Marcelo Rebelo de Sousa para saber como é que o Presidente vai passar o dia de aniversário. No entanto, foi nos revelado que não existe nenhum evento especial marcado na agenda. Ou seja, será um dia quase normal para Marcelo Rebelo de Sousa.

Veja todas as fotografias na nossa galeria. 

LEIA AINDA: Vanessa Oliveira protagoniza «Marcelfie»

Texto: Redação WIN/Conteúdos Digitais; Fotos: Arquivo Impala e DR 

Siga a Revista VIP no Instagram