A tradição de Natal de ter uma mesa cheia de coisas gostosas e de compartilhar tanto o jantar da véspera como o dia seguinte junto da família e amigos mais próximos, é sem dúvida algo que pelo menos metade do mundo adora. São dias de amor e carinho que devem ser vividos em plenitude, mas por vezes torna-se difícil não exagerar na hora de comer.
No entanto, há algumas atitudes simples que poderá adotar antes, durante e depois do Natal, que farão com certeza toda a diferença, principalmente se sofre de obesidade ou excesso de peso.
1. Controle as porções
Quando a variedade é muita torna-se ainda mais difícil resistir aos pratos e doces típicos desta época. Não é realista restringir tudo aquilo que vai comer, mas se gosta de muitos dos pratos típicos desta época, opte por ingerir quantidades pequenas de cada um deles. Poderá até dividir uma fatia de bolo ou um outro doce com outra pessoa.
2. Corte nos alimentos de que menos gosta
Se a sua perdição são os doces, não haverá necessidade de consumir arroz ou batata nas refeições principais já que irá consumir uma grande quantidade de carboidratos até o final do dia. Por outro lado, se aquilo que gosta mesmo é o peru com batata, ou qualquer outro prato típico, tente se controlar ou até evitar as sobremesas.
3. Aumente o consumo de legumes
O Natal tem também algumas opções saudáveis, como por exemplo os legumes servidos com os pratos principais. Estes alimentos são ricos em fibras que vão ajudá-lo a se sentir mais saciado, evitando que coma alimentos hipercalóricos exageradamente.
4. Beba muita água
É normal que tenha mais sede durante estes dias, seja por consumir mais alimentos doces ou salgados. Um aumento do consumo de água ajuda não só a aliviar a sede, mas também a diminuir o apetite já que o estômago fica mais cheio.
5. Aproveite o descanso do Natal para passear
O Natal deve ser passado com aqueles que mais gostamos, mas isso não implica ficar em casa o dia inteiro. Se o tempo assim o permitir, junte um grupo de pessoas, incluindo crianças, e aproveite para caminhar, visitar um parque ou brincar ao ar livre. Desta forma não só digerirá melhor os alimentos, como também evitará que continue comendo ao longo do dia.
6. Mastigue bem
O nosso corpo demora algum tempo para compreender que estamos cheios, e por isso quanto mais tempo demorar para terminar a refeição mais cheio se sentirá. Além disso, uma boa mastigação dos alimentos garante que uma boa digestão aconteça, que nestes dias de excessos se torna mais complicada.
7. Atente-se na alimentação fora dos dias de festa
Um dos motivos pelos quais as pessoas engordam nesta época não se prende especificamente com os dias de festa, mas todos os jantares entre amigos e colegas de trabalho que os antecedem o Natal. Se não quer agravar a situação, limite os excessos aos dias em que estes são necessários.
8. Congele ou distribua as sobras
Também no sentido de minimizar os estragos fora dos dias de festa poderá congelar as sobras, e consumi-las em outra ocasião especial, num dia em que lhe apeteça ou até distribuí-las para outras pessoas que estejam presentes nas festas.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”